Idosos de 72 a 74 anos serão os próximos a ser vacinados no Ceará; veja o cronograma - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 19 de março de 2021

Idosos de 72 a 74 anos serão os próximos a ser vacinados no Ceará; veja o cronograma

A definição das datas deve ser realizada de forma mais precisa pela administração municipal de cada município, de acordo com o andamento da primeira fase da vacina e a disponibilidade de doses.

Municípios que tenham atingido 80% da meta de vacinação de idosos com mais de 75 anos podem iniciar a nova fase. 📷(Foto: BARBARA MOIRA)

A Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (Sesa) lançou nesta quinta-feira, 18, uma nova versão do Plano de Operacionalização para Vacinação Contra Covid-19. A pasta definiu um cronograma para aplicação de doses da nova fase de imunização, em que idosos com menos de 75 anos serão vacinados. Aqueles com idade entre 72 e 74 anos serão os próximos a receberem a vacina, entre os dias 20 e 27 de março, conforme projeção da Sesa.

Os detalhes da logística e a definição de uma data mais precisa para cada faixa etária deve ser realizada pela administração de cada município. Conforme anunciou a Sesa nesta quarta-feira, Fortaleza e outros 80 municípios cearenses podem entrar na segunda fase da vacinação contra a Covid-19. O processo avançará à medida que novas doses chegarem ao Estado, seguindo o plano de cada cidade.

Confira as datas estimadas pela Sesa para os intervalos de cada faixa etária:

20/03 - 27/03: 72 a 74 anos
28/03 - 03/04: 70 a 71 anos
04/04 - 10/04: 67 a 69 anos
11/04 - 17/04: 64 a 66 anos
18/04 - 24/04: 60 a 63 anos

No documento, a Sesa recomenda que os municípios priorizem a fase atual de vacinação e comecem a vacinar a próxima faixa etária apenas quando a imunização dos idosos com mais de 75 anos for finalizada. Nos últimos dias, no entanto, a pasta vem defendendo que as cidades podem iniciar a nova fase, após o município vacinar mais de 75% dos grupos prioritários da fase 1.

A diretriz segue o que foi definido no Plano de Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Em live nesta noite, o governador Camilo Santana (PT) afirmou que os municípios com 80% da meta da primeira fase vacinada podem avançar para a próxima etapa. 

O POVO questionou a Sesa qual será a orientação repassada aos municípios após a publicação do documento e aguarda resposta.

O plano estima ainda que 2,9 milhões de cearenses devem ser vacinados contra a doença até julho deste ano. É possível que determinadas localidades sejam priorizadas para vacinação, de acordo com certos critérios. Entre eles: número absoluto de mortes, taxa de mortalidade por 100 mil habitantes e número de casos.

Além dos idosos, devem ser vacinados até o fim de maio povos e comunidades quilombolas e pessoas com comorbidades e deficiências permanente grave. Outros grupos específicos, como pessoas em situação de rua e os trabalhadores da educação básica, receberão o imunizante nos meses de junho e julho, de acordo com o planejamento estadual.


OPOVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!