Feirantes e pequenos empresários são os principais afetados por medidas restritivas em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 13 de março de 2021

Feirantes e pequenos empresários são os principais afetados por medidas restritivas em Pentecoste

Pelo decreto, apenas atividades consideradas essenciais, construção civil e indústria poderão funcionar nesse período.

📷Foto: Arquivo/ Notícias de Pentecoste

O último decreto municipal válido até o dia 18, prevê apenas a flexibilização para o funcionamento das atividades tidas como essenciais, como farmácias, hospitais e unidades de saúde e clínicas, serviços funerários, de imprensa e indústria.

Obrigados a suspender as atividades para frear o avanço da covid-19, muitos agora se veem diante de um dilema: fechar o negócio ou contrair dívidas para arcar com as despesas que terão durante os isolamentos sociais mais rígidos e lockdawn em Pentecoste.

Os principais prejudicados com os decretos são os feirantes e não os donos de grandes redes de supermercados, por exemplo. Isso se deve ao fato de que a procura por alimentos que eram vendidos em feiras livres no município, acaba sendo repassada para os donos de mercados, pois esses estabelecimentos continuam abertos.

Muitos pequenos empresários do município, depende das vendas do dia a dia para fechar as contas no fim do mês.

Feirantes
Cláudio trabalha como feirante há mais de 20 anos em Pentecoste e conta que precisou buscar outras alternativas para manter parte de sua renda familiar e conseguir pagar suas despesas mensais. Ele afirma que teve que alugar um ponto comercial no centro, para comercializar seus produtos. “Mas mesmo assim não é satisfatório. Dessa forma eu não consigo ganhar nem a metade do que costumava ganhar fazendo feiras diariamente”, reitera.

"Cláudio do Feijão" como é conhecido popularmente pelos amigos e clientes, afirma ainda que muitos outros de seus colegas feirantes precisaram se adaptar também, passando a comercializar seus produtos até mesmo em casa.

A Prefeitura de Pentecoste intensificou a fiscalização para o cumprimento do decreto de lockdown (bloqueio total) de atividades não essenciais no município.

O objetivo é a prevenção à Covid-19, mas também a manutenção da economia local. Pelo decreto, as feiras livres fazem parte dos serviços essenciais, porém precisam seguir regras de distanciamento entre cada banca.

Porém, diante do desespero com contas para pagar, e o medo da fome bater na porta de casa, muitos comerciante burlão o decreto e atendem em meia-porta.

Após se pressionado pelo setor, o prefeito João Bosco do PDT, chegou a conversar com os empresários do município em seu gabinete, mas a gestão não recuou e manteve as medidas publicadas no decreto.

A situação na economia local piora a cada dia, isso porque, o poder público não dispôs de nenhuma medida de amparo financeiro a esses micro e pequenos empresários, embora seus negócios sejam "pequenos" eles também são responsáveis por fazer a economia girar no município.

Supermercados
Os supermercados registraram alta de 12% nas vendas de janeiro em comparação com o mesmo mês de 2020, segundo balanço divulgado nessa quinta-feira (11) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Lockdown no Ceará
O cenário é de alerta e para tentar conter os casos da doença, o governador Camilo Santana anunciou, na noite desta quinta-feira (12), que todos os municípios cearenses entram em lockdown a partir hoje, dia 13.

Camilo justificou que a decisão do Comitê, de estender o Isolamento Social Rígido a todo o Estado, se deu pelo fato de mais de 130 municípios cearenses estarem em alerta alto ou altíssimo do risco de contaminação pela Covid-19.

Veja lista do que pode funcionar no Ceará durante o período de lockdown
- Setores da indústria e da construção civil;

- Serviços de órgãos de imprensa e meios de comunicação e telecomunicação em geral;

- Serviços de call center;

- Os estabelecimentos médicos, odontológicos para serviços de emergência, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, clínicas de fisioterapia e de vacinação;

- Serviços de “drive thru” em lanchonetes e estabelecimentos congêneres;

- Lojas de conveniências de postos de combustíveis, vedado o atendimento a clientes para lanches ou refeição no local;

- Lojas de departamento que possuam, comprovadamente, setores destinados à venda de produtos alimentícios;

- Comércio de material de construção;

- Empresas de serviços de manutenção de elevadores;

- Correios;

- Distribuidoras e revendedoras de água e gás;

- Empresas da área de logística;

- Distribuidores de energia elétrica, serviços de telecomunicações;

- Segurança privada;

- Postos de combustíveis;

- Funerárias;

- Estabelecimentos bancários;

- Lotéricas;

- Padarias, vedado o consumo interno;

- Clínicas veterinárias;

- Lojas de produtos para animais;

- Lavanderias;

- Supermercados/congêneres

O que pode abrir no decreto municipal no período:
>Serviços públicos essenciais 24h;
>Farmácias, 24h;
>Indústria 24h;
>Hospitais e demais unidades de saúde e serviços odontológicos e veterinários de emergência, clínicas de fisioterapia, e laboratório de análises clínicas24h;
>Funerárias, os velórios limitados a 15 pessoas e com duração de até duas horas, 24h, salvo nos casos previsto no §5° deste artigo;
>Imprensa e meios de comunicação e telecomunicação em geral 24h.
>Distribuidoras de energia elétrica 24h;
>Segurança Privada.

Números da Covid-19 em Pentecoste
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado ontem, sexta-feira, (12), às 21h30 na página da Prefeitura Municipal no Facebook, mostra que os casos confirmados foram: 1.866, recuperados: 1.719, óbitos: 51 e aguardando resultados: 253. Ainda segundo o órgão, o número de pentecostenses vacinados da 1ª dose até o momento, é 1.372. O número de pessoas que receberam a 2ª dose chega a 203. Dois óbitos por Covid-19, estão sendo investigados no momento.

Leitos de UTI Em Fortaleza
A secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, afirmou, durante transmissão pelas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (12), que os leitos da administração pública e da rede particular exclusivos para a Covid-19 na capital cearense podem "se esgotar a qualquer momento".

Das 12 unidades públicas disponíveis para atendimento mais grave de pacientes com Covid-19 em Fortaleza, seis já estão colapsadas, enquanto outras três estão com ocupação acima de 90%. Os leitos de enfermaria em hospitais públicos estão com 91% de ocupação.

Números da Covid19- no Ceará
O Ceará registrou, até a tarde desta sexta-feira (12), 465.531 casos confirmados de Covid-19. Desde o início da pandemia, 12.175 pessoas já morreram em decorrência da doença. Houve sete registros de óbitos nas últimas 24 horas. As informações são do IntegraSUS, da Secretaria estadual da Saúde (Sesa), atualizado às 16h46.

Covid-19 no Brasil
Pelo terceiro dia seguido, o Brasil teve mais de duas mil mortes registradas em consequência da pandemia do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas foram computados 2.216 óbitos. Ontem, 11, foram 2.233 falecimentos. Na quarta-feira, 10, 2.286.

Auxílio Emergencial

O Ministro da Economia Paulo Guedes afirmou em entrevista ao site Jota, nesta sexta-feira, que o governo pretende dar entrada nos processos de repasse do auxílio emergencial ainda este mês. No entanto, declarou que a primeira parcela pode ficar apenas para o mês seguinte, em abril. O prazo previa o retorno do auxílio no dia 18 de março. 

A promulgação da da PEC emergencial, que concederá valores entre R$ 175 e R$ 375 reais, está prevista para para a próxima segunda-feira, 15, no Congresso Nacional. Antes de se iniciarem os repasses para a população, governo ainda deve editar medida provisória com as regras para 2021.

Acompanhe o vídeo gravado na manhã deste sábado no centro de Pentecoste:

Por Luan Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!