Covid-19: o desespero de pequenos empresários forçados a fechar as portas em Pentecoste; vídeo - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 9 de março de 2021

Covid-19: o desespero de pequenos empresários forçados a fechar as portas em Pentecoste; vídeo

Com a pandemia de coronavírus, pequenos empresários de Pentecoste se veem diante do dilema entre fechar o negócio ou contrair dívidas.
Empresários em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Pentecoste na manhã desta segunda-feira (08). 📷Foto: Reprodução/ Notícias de Pentecoste

Com produção e vendas paradas por conta das medidas mais rígidas necessária para conter a pandemia do coronavírus, pequenas empresários de Pentecoste têm enfrentado dificuldades para acessar linhas de crédito, pagar suas contas e evitar que as portas não fechem.

O impacto da pandemia entre pequenas empresas em Pentecoste poderá ter amplas consequências para a economia local.

A prefeitura publicou um novo decreto com as medidas mais rígidas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. As medidas foram publicadas nas redes sociais durante a noite deste domingo (07).

O decreto prevê apenas a flexibilização para o funcionamento das atividades tidas como essenciais, como farmácias, hospitais e unidades de saúde e clínicas, serviços funerários, de imprensa e postos de combustível.

O setor industrial, foi incluído como "atividade essencial" no novo decreto. A medida não agradou micro e pequenos empresários da cidade de diversos ramo do comercio local, que ficaram insatisfeito com a decisão da gestão, que segundo eles, acabou priorizando os maiores e desprezando os menores.

Nossa equipe mostrou o drama, de donos de restaurantes, lojistas cosméticos, barbearias, salões de beleza dentre outros que estiveram nesta segunda-feira pela manhã, em frente ao prédio do Executivo Municipal, para cobrar explicações da gestão diante do novo decreto.

Um dono de um pequeno restaurante contou a nossa reportagem, que teve que dispensar quatro, dos dos cinco funcionários que ele tinha trabalhando.

"Tá difícil! Cada dia que passa tá mais difícil a gente trabalhar. Eu, desde o começo do ano, tive que dispensar quatro funcionários dos cinco que eu tinha, e não tenho mais como pagar as contas. Tive que me desfazer de algumas coisas para poder pagar os boletos...e é muito fácil a prefeitura vim aqui e classificar o que é essencial e o que não é. Quem dá esse direito esse direito aí de classificar o que é essencial, se a pessoa tira seu sustento do seu trabalho, do seu comercio, aí eles vem dizer que o meu comércio não é essencial? Falem isso lá pros funcionários que foram demitidos. Falem isso pro meus fornecedores que estão receber. Então, fica aqui a minha indignação com o senhor prefeito, que o dinheiro dele tá garantido, porque eu pago o salário dele todo mês em dias, o dele dos vereadores dos secretários... e o meu? E os meus boletos, minhas contas? Eu vou viver de que?", diz o empresário

Obrigados a suspender as atividades para frear o avanço da covid-19, muitos agora se veem diante de um dilema: fechar o negócio ou contrair dívidas para arcar com as despesas que terão durante a quarentena.

Muitos pequenos empresários do município, depende das vendas do dia a dia para fechar as contas no fim do mês.

Após a ordem do governo municipal, muitos já não encontram outra alternativa a não ser fechar suas portas. Em meio ao desespero, muitos ainda tem recebido clientes em seus estabelecimentos comerciais realizando o atendimento com "meia porta aberta".

Após pressão, o prefeito João Bosco do PDT, recebeu três empresários em seu gabinete para dialogar, mas a gestão não recuou e manteve as medidas publicadas no decreto.

A situação na economia local piora a cada dia, isso porque, o poder público não dispôs de nenhuma medida de amparo financeiro a esses micro e pequenos empresários, embora seus negócios sejam "pequenos" eles também são responsáveis por fazer a economia girar no município.

Segundo estudos, diante da crise, entre as alternativas encontradas por parte dos empreendedores para minimizar as perdas de receita estão: a migração para o e-commerce (transformação digital); pedidos de doações e empréstimos com condições especiais a fundos emergenciais; financiamento coletivo e até mesmo o auxílio emergencial.

Infelizmente, as medidas de restrições tendem a ser ampliadas e os governos estaduais poderão adotar lockdown mais extenso caso não haja, nos próximos dias, redução no ritmo de propagação da doença.

O que poderá abrir em Pentecoste no período:
>Serviços públicos essenciais 24h;
>Farmácias, 24h;
>Indústria 24h;
>Hospitais e demais unidades de saúde e serviços odontológicos e veterinários de emergência, clínicas de fisioterapia, e laboratório de análises clínicas24h;
>Funerárias, os velórios limitados a 15 pessoas e com duração de até duas horas, 24h, salvo nos casos previsto no §5° deste artigo;
>Imprensa e meios de comunicação e telecomunicação em geral 24h.
>Distribuidoras de energia elétrica 24h;
>Segurança Privada.

Números da Covid-19 em Pentecoste
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado ontem, segunda-feira, (08), às 18h30 na página da Prefeitura Municipal no Facebook, mostra que os casos confirmados foram: 1.800, recuperados: 1.551, óbitos: 48 e aguardando resultados: 69. Ainda segundo o órgão, o número de pentecostenses vacinados da 1

ª

dose até o momento, é 1.176. O número de pessoas que receberam a 2ª
dose chega a 178.

Acompanhe a reportagem completa no vídeo abaixo:


Por Luan Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!