O Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza vêm anunciando uma sequência de medidas para impedir aglomerações.
Apesar da vacina contra covid-19 estar, finalmente, sendo aplicada em algumas pessoas no Ceará, a pandemia ainda está longe de acabar. Festas e aglomerações geradas pela população mais jovem está entre as principais preocupações do poder público na tentativa de conter a disseminação do vírus.
Em entrevista coletiva na última quinta-feira (21), o governador Camilo Santana falou sobre a preocupação: “uma coisa que a gente tem sempre alertado são as aglomerações, principalmente através de festas. São festas que estão gerando esses focos, os jovens estão aglomerando, levando a doença pro idoso dentro de casa”.
Segundo o gestor, Fortaleza é a cidade que mais vem acumulando casos da covid-19 nas últimas semanas. É por isso que tanto o Governo Estadual como a Prefeitura da Capital estão adotando medidas cada vez mais restritas para impedir as aglomerações.
“Não é razoável que festas aconteçam”, disse o prefeito José Sarto, na mesma coletiva de imprensa. “Nós sabemos que há uma população que parece insensível ao apelo”.
Segundo dados da Secretaria da Saúde do Ceará, a maior parcela da população fortalezense que foi contaminada pelo coronavírus está entre os 35 e os 39 anos de idade. A faixa de pico fica entre os 29 e os 44 anos.
Para evitar que a situação piore, o governador Camilo Santana anunciou algumas medidas mais rígidas para evitar aglomerações. Uma delas foi o cancelamento do Carnaval, que já havia sido anunciado, mas que o gestor reforça pedindo que a população da Capital evite viajar ao interior, para não levar o vírus para os outros municípios.
Além disso, o Estado irá intensificar a fiscalização em bares, restaurantes e punir estabelecimentos reincidentes: “Vamos intensificar as multas, fiscalizar o uso de máscaras e a interdição de estabelecimentos. A decisão do comitê é a multa e a interdição do estabelecimento que continuar gerando aglomeração”.
No último dia 15, a Prefeitura de Fortaleza já havia anunciado medidas mais rígidas para combater aglomerações. Gradis estão instalados na Praia de Iracema, além de intensificar a fiscalização em locais como a Praça da Gentilândia, Mercado dos Pinhões e barracas de praia.
“A pandemia ainda está entre nós. A vacinação só se torna efetiva dois meses após a administração da segunda dose. É fundamental que toda a população colabore e cumpra as medidas sanitárias”, disse o prefeito José Sarto.
Números da covid-19
Segundo o boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará, 359.678 pessoas já foram diagnosticados com covid-19 no estado. O número de óbitos está em 10.299.
Quase a metade desse número de mortos é da Capital. Fortaleza acumula 4.272 óbitos e 92.421 casos confirmados de infecção pelo coronavírus.
GC Mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário