Agentes públicos são afastados em operação que investiga fraudes em licitações em Eusébio - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Agentes públicos são afastados em operação que investiga fraudes em licitações em Eusébio

Duas pessoas foram presas e uma terceira está sendo procurada pela polícia.
Polícia prendeu duas pessoas na 3ª fase da operação que investiga fraudes em licitações na Prefeitura do Eusébio. — Foto: MPCE/ Divulgação

Dois agentes públicos suspeitos de fraude à licitação, falsidade ideológica e associação criminosa foram afastados do cargo na 3ª fase da Operação Banquete, deflagrada na manhã desta terça-feira (19), pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que investiga fraudes em licitações na Prefeitura de Eusébio, no Ceará. Até 11h34, duas pessoas foram presas e uma terceira era procurada pela polícia. Ao todo, foram expedidos oito mandados nas cidades de Fortaleza e Eusébio.

Oito pessoas são denunciadas por fraudes em licitações em Eusébio
O G1 entrou em contato com a Prefeitura do Eusébio e até a publicação desta matéria não havia recebido resposta.

Além dos funcionários públicos, empresários e engenheiros são investigados por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), que apura um esquema criminoso realizado pelos suspeitos, em que empresas teriam combinado as propostas e burlado a pesquisa de preços, no intuito de favorecer direcionamento de contratações e superfaturar os custos. As licitações fraudadas seria para serviços diversos, como montagem de salas de aulas pré-moldadas.

Durante a ação, o Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil, que deu apoio a operação, cumpriu três mandados de busca e apreensão contra um engenheiro e agentes públicos. Na ocasião, foram apreendidos documentos e materiais eletrônicos.


O Ministério Público afirma que os nomes dos alvos não serão divulgados para não atrapalhar as investigações.

Outras fases
Em outras fases da “Operação Banquete”, o MPCE investigou serviços de alimentação e de gráfica. Durante as investigações, 11 pessoas foram presas, 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, e foi oferecida denúncia contra 19 réus.

As investigações conduzidas pelo Grupo Especial de Combate à Corrupção iniciaram em abril de 2019 e a primeira fase da Operação foi deflagrada em agosto de 2020, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que fraudava licitações e dispensas na Prefeitura de Eusébio.


G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!