Hemoce está no CSU realizando coleta de sangue em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Hemoce está no CSU realizando coleta de sangue em Pentecoste

 

Foto: Notícias de Pentecoste


O município de Pentecoste está recebendo nesta sexta-feira (18), equipe composta vários profissionais do Hemoce (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará). O atendimento está sendo feito das 09:00h às 16:00h no CSU.


O sangue doado no Hemoce garante atendimento a 427 unidades de saúde na capital e no interior do Ceará, oferecendo serviço de qualidade e seguro para quem precisa de transfusão de sangue. A solidariedade da população cearense é essencial para ajudar a salvar vidas já que o sangue não tem nenhum substituto.

A doação de sangue e seu processamento são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, como vítimas de acidentes, que necessitam de cirurgias ou outras situações clínicas.

A única forma de se conseguir sangue para uma transfusão é através da doação de pessoa que procuram os hemocentros de forma espontânea. Quem recebe pode ser um parente, um amigo ou um desconhecido, seja para quem for a atitude solidária, o mais importante é que vidas são salvas com o gesto de amor ao próximo.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. O ideal seria que esse índice subisse para pelo menos 3%. Com apenas uma doação de sangue é possível beneficiar de três até quatro pessoas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes.


ORIENTAÇÕES PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

Antes de ir doar sangue:

Consuma alimentos leves, não é possível doar em jejum
Evitar alimentos gordurosos no dia da doação
Hidrate-se

ETAPAS DA DOAÇÃO

Recepção e cadastro:

Ao chegar ao local é feito primeiramente um cadastro com dados pessoais e gerais. Lembre-se sempre de levar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte).

Triagem clínica

Após o cadastro ocorre a triagem clínica. Uma entrevista que avalia as condições de saúde da pessoa que vai doar e os riscos para a pessoa que vai receber. Na triagem clínica, são feitas perguntas a respeito do estado de saúde do candidato à doação de sangue. A triagem clínica é utilizada, pois existem questões que podem ser identificadas na entrevista clínica e não podem ser detectada por testes laboratoriais.

Coleta

A coleta do sangue dura em torno de 15 minutos. Ela é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando.

Depois de doar sangue

Faça um pequeno lanche e hidrate-se. É importante para o doador continuar se sentindo bem durante o dia.
É importante também evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, não fumar por cerca de 2 horas, evitar bebidas alcóolicas por 12 horas e não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho.

Lembre-se

Mulheres podem doar sangue a cada intervalo de 90 dias, podendo fazer até 3 doações por ano. Homens podem fazer até 4 doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo.

Veja o vídeo gravado AO VIVO abaixo:

Por Luan Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!