Trechos do litoral do Ceará têm desrespeitos às normas sanitárias neste feriadão.
Por G1 CE
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/B/I/7rfmaASF6VotEjsqTUBw/whatsapp-image-2020-09-06-at-17.59.10-2-.jpeg)
Praias de Fortaleza registram lotação neste domingo (6). — Foto: Natinho Rodrigues/SVM
Trechos da orla de Fortaleza registraram aglomeração neste domingo (6). Assim como em praias dos litorais leste e oeste, como Canoa Quebrada e Jericoacoara, o Aterrinho da Praia de Iracema e a Praia dos Crush, na capital, reuniram frequentadores sem máscaras de proteção e desrespeitando o distanciamento social.
Nas imagens, é possível ver diversos banhistas na faixa de areia e no mar.
Lotação na orla da Praia de Iracema, em Fortaleza. — Foto: Natinho Rodrigues/SVM
Na última semana, o Ceará voltou a apresentar aumento nas mortes de Covid-19, enquanto a média móvel de óbitos no Brasil caiu pela primeira vez desde o início da pandemia. No estado, a média móvel teve aumento de 17% no número de óbitos - foi o único estado do Nordeste que teve alta. O Ceará teve uma média de 26 mortes por dia na semana; nos sete dias anteriores, ocorreram 22 óbitos por dia.
O G1 solicitou informações à Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) sobre a vigilância nas praias da capital. Em nota, o órgão informou que "intensificou as ações neste fim de semana no Centro da cidade e na avenida Beira Mar, contemplando faixa de areia e calçadão, do Mercado dos Peixes à Praia de Iracema".
Nas abordagens, ainda segundo a agência, os fiscais realizam "o ordenamento de filas, orientando para o distanciamento social, distribuindo máscaras de tecido e e disponibilizando álcool em gel 70%".
"Na orla, a Agefis também verifica se os permissionários estão cumprindo as recomendações de não ocuparem a faixa de areia com mesas, cadeiras e guarda-sóis, e se medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 estão sendo adotadas", informou a Agefis.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/a/w/TCfkdWQ7iBehMc357Clw/whatsapp-image-2020-09-06-at-17.59.10-12-.jpeg)
Movimento no calçadão da Praia de Iracema; muitos frequentadores não usavam máscara. — Foto: Natinho Rodrigues/SVM
Conforme o IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Fortaleza apresenta 47.467 casos confirmados de Covid-19. O número de óbitos em decorrência do novo coronavírus, na capital cearense, é de 3.807.
Outros pontos do litoral cearense registram intensa movimentação neste feriadão. Nas ruas da vila de Jericoacoara, no litoral oeste, a noite de sábado foi de lotação. Muitos dos visitantes não usavam máscaras de proteção contra a Covid-19 e não mantinham o distanciamento social.
A praia de Canoa Quebrada, localizada no município de Aracati, no litoral leste, também é palco de uma série de desrespeitos às normas de segurança sanitárias impostas para conter o avanço da pandemia. Na noite deste sábado (5) e neste domingo (6), foram flagradas aglomerações na orla e em outros pontos da região, como na Broadway, rua que atrai diversos turistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário