Incêndio em prédio histórico de Fortaleza é controlado, dizem bombeiros - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

domingo, 6 de setembro de 2020

Incêndio em prédio histórico de Fortaleza é controlado, dizem bombeiros

Piso, portas, janelas e o telhado do casarão foram consumidos pelo fogo. Ruas no entorno do prédio estão isoladas.

Por Paulo Sadat e Isayane Sampaio, G1 CE


Incêndio no Casarão dos Fabricantes, em Fortaleza. — Foto: José Leomar/SVM

O incêndio de grandes proporções no Casarão dos Fabricantes, prédio histórico no Centro de Fortaleza, foi controlado pelos Corpo de Bombeiros. Neste domingo (6), o edifício amanheceu com a estrutura interna destruída e fumaça saindo do local. Agentes da corporação permanecem na área com uma viatura. Ruas do entorno do prédio foram isoladas devido ao risco de desabamento.

O fogo foi controlado ainda na noite de sábado (5), cerca de três horas após o início das chamas, conforme o coronel do Corpo de Bombeiros, Cleiton Bezerra.

Piso, portas, janelas e o telhado do casarão foram consumidos pelo fogo. O prédio abrigava um centro comercial, com lojas de roupas e calçados.

Bombeiros conseguiram impedir que novos focos de incêndio se propagassem pela estrutura. Na madrugada, os agentes temiam que as chamas atingissem também a Catedral Metropolitana de Fortaleza e o Mercado Central, prédios vizinhos ao casarão.

Rachadura no prédio e piso destruído

De acordo com o coronel Cleiton Bezerra, uma parte do prédio apresenta "rachadura significante" e o piso do casarão, que era todo de madeira, foi destruído. Com isso, formou-se um abismo para o subsolo no interior do edifício, dificultando o trabalho dos bombeiros.

"Se a gente observar, lá no canto já tem uma rachadura bastante significante, ele (o prédio) tem subsolo, então o piso que era de madeira já foi embora todo. Se você chegar na proximidade dele tá um grande abismo, o motivo maior pelo qual o bombeiro não pode entrar", explica o comandante geral da operação.

Incêndio de grandes proporções atinge Casarão dos Fabricantes, no Centro de Fortaleza

"A gente concentrou as primeiras equipes que chegaram no local a evitar que essas chamas passassem para o Mercado Central [...]. O nosso objetivo maior aqui é conter as chamas, restringir as chamas nesse ambiente do Casarão dos Fabricantes e enfrentar, se for o caso, uma madrugada toda no combate, até que a gente consiga debelar esse incêndio", pontuou.

Casarão sofreu perda total

Por conta da intensidade do fogo, o Casarão dos Fabricantes acabou sofrendo perda total, segundo o comandante. "Infelizmente o prédio sinistrado já tá totalmente tomado pelas chamas".

O Casarão dos Fabricantes é uma das edificações mais antigas de Fortaleza. O prédio foi levantado na primeira metade do século XIX e era conhecido como Palacete da Avenida Central. Ele está em processo de tombamento provisório, segundo o anuário do Ceará.

O incêndio

O estabelecimento, onde funcionava um centro comercial, com quiosques de vendas de roupas e acessórios, começou a pegar fogo por volta das 20h, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas.

Aproximadamente 55 bombeiros trabalharam no local e cinco carros de combate ao incêndio auxiliaram nos trabalhos, além de carros de apoio. Uma empresa também enviou tanques de água para o local.

Incêndio em Santa Quitéria

No último domingo (30), um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação no município de Santa Quitéria, na região do Sertão Central e Inhamuns, no Ceará. O incêndio foi confirmado pelo comandante do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3º BBM), tenente-coronel Antônio de Sousa Júnior.

Próximo ao local haviam residências e uma granja. Devido à falta de iluminação, a previsão era que o fogo fosse controlado apenas na manhã da segunda-feira (31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!