Criança se engasga com caroço de seriguela, e falta de ar é confundida com Covid-19 - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Criança se engasga com caroço de seriguela, e falta de ar é confundida com Covid-19

Uma tomografia revelou o caroço quando a família decidiu levar o menino a hospital em Fortaleza.

Por G1 CE


Menino de seis anos sentiu falta de ar. Após fazer uma broncoscopia, equipe médica descobriu que tratava-se de um caroço de seriguela. — Foto: Toni Sousa/Sistema Verdes Mares

Um menino de seis anos foi transferido, na manhã desta sexta-feira (7), de Juazeiro do Norte para Fortaleza, após engolir um caroço de seriguela, no município de Cedro, na Região Centro-Sul do Ceará.

Segundo o médico, Adriano Antunes, da Ciopaer de Juazeiro do Norte, que participou dos trabalhos de transferência, a criança sentiu falta de ar. Os problemas de ar persistiram por três dias e a família, desconfiando que poderia ser Cjovid-19, levou o menino ao hospital. A criança foi levada nesta quinta-feira (6) para Juazeiro do Norte e de lá, transferida para a capital. O médico afirmou que um problema viral ou até Covid-19 foram descartados após a realização de uma tomografia, que revelou o caroço.

"É uma criança proveniente do Cedro de seis anos de idade. Ela começou com uma falta de ar. Um problema no quadro respiratório há três dias. Foi atendida no hospital e foi constatado a necessidade de fazer uma tomografia para buscar qual era a causa. Foi descartado qualquer problema virótico ou um processo de Covid-19", disse.

Devido à gravidade do problema, o menino foi transferido do Hospital Regional do Cariri (HRC) para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza. A viagem foi feita em uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Transferência foi feita em uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). — Foto: Toni Sousa/Sistema Verdes Mares

Broncoscopia

De acordo com Adriano, uma broncoscopia mostrou a estrutura ovalada. "E foi evidenciada uma estrutura ovalada que depois em conversa com a família e também depois de uma broncoscopia que era um caroço de seriguela", explicou.

Anda segundo o médico, em Juazeiro do Norte, não foi possível retirar o caroço da criança, por isso a necessidade da transferência do paciente para Fortaleza. Ainda de acordo com o médico o estado da criança é considerado estável e ficará sob os cuidados de profissionais em uma ala pediátrica.

“A broncoscopia aqui não foi de sucesso em relação na tentativa de retirada deste objeto e por isso ela vai para Fortaleza para receber cuidados mais intensivos numa ala pediátrica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!