Mais de 38 mil câmeras de segurança serão instaladas em escolas de Fortaleza - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 2 de março de 2020

Mais de 38 mil câmeras de segurança serão instaladas em escolas de Fortaleza

Aparelhos serão implantados em 60 unidades neste mês, conforme a Secretaria Municipal de Educação.

Por G1 CE


Órgãos de segurança do Ceará e de Fortaleza terão acesso a imagens de câmeras instaladas na capital cearense — Foto: Governo do Ceará/Divulgação

Escolas de ensino fundamental e centros de educação infantil de Fortaleza receberão nos próximos meses a instalação de 38.688 câmeras de videomonitoramento. As imagens serão monitoradas por órgãos de segurança para identificar autores de crimes ocorridos dentro das unidades de educação.

Já neste mês, as primeiras 60 escolas começam a receber os equipamentos, conforme a Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, o parque escolar da rede municipal é formado por 573 unidades. O custo da contratação do circuito fechado de televisão é de R$ 3,9 milhões.

"A instalação do sistema será iniciada nas unidades escolares mais vulneráveis, a partir de levantamento realizado pela Célula de Segurança Escolar e Inspetoria de Segurança Escolar, da Guarda Municipal", afirma a secretaria. A instalação dos equipamentos acontecerá de forma gradativa e em caráter piloto, "visto que a empresa contratada está elaborando os projetos necessários". A secretaria não repassou a lista de escolas da primeira etapa.

Ações criminosas em escolas


Escolas municipais de Fortaleza receberão mais de 38 mil câmeras de segurança — Foto: Fernando da Mata/G1 MS

A pasta acrescenta que o sistema será acompanhando, em tempo em real, "pelos gestores, com o apoio dos órgãos de segurança do município e Estado em eventuais ocorrências". Para Ricardo Luiz Oliveira, especialista em segurança eletrônica, as câmeras têm potencial de reduzir ações criminosas dentro e no entorno das escolas.

Com a gravação remota das informações na nuvem, não são necessários equipamentos físicos para manter as imagens. "O que acontecia era de criminosos entrarem no estabelecimento e não se preocuparem com as consequências porque também roubavam o aparelho, levavam as imagens junto. Hoje, começa a ficar mais difícil. Eles veem que não adianta mais levar", explica Ricardo Luiz.

Em Fortaleza, as câmeras de segurança serão do tipo IP, que possuem um servidor interno capaz de enviar imagens para a nuvem por meio de uma rede interna ou pela internet. Segundo o especialista, a qualidade delas é superior à de outros modelos, sendo possível visualizar melhor rosto de pessoas e, dependendo da resolução, placas de veículos.

Segurança preventiva

A Secretaria Municipal da Educação destaca que o trabalho preventivo nas escolas também ocorre com viaturas e equipes treinadas que prestam assistência, patrulhamento ostensivo e rondas diárias, "em ação contínua".

Os trabalhos são realizados através da Célula de Segurança Escolar, em conjunto com a Inspetoria de Segurança Escolar. “Além disso, as unidades contam também com monitores de acesso, vigilância patrimonial e porteiros noturnos”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!