Ceará é o 1º do Nordeste com mais redações nota mil escritas por mulheres no Enem 2019 - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Ceará é o 1º do Nordeste com mais redações nota mil escritas por mulheres no Enem 2019

Júlia Fernandes Cruz, de 17 anos, foi uma das três estudantes cearenses que alcançou nota máxima na redação do Enem 2019 - FOTO: HELENE SANTOS
Três candidatas do Ceará alcançaram nota 1000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Dessa forma, o Estado se tornou o 1º do Nordeste com maior número de produções textuais escritas por mulheres com pontuação máxima. Em nível nacional, o Ceará fica atrás apenas de Minas Gerais. 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as idades das estudantes variam entre 17 e 19 anos. 

O órgão aponta que Alagoas e Piauí, que tiveram duas notas mil cada, estão em segundo lugar na lista por região. Rio Grande do Norte e Paraíba obtiveram uma nota máxima. Já Bahia, Pernambuco e Maranhão não pontuaram. Sergipe é o único estado do Nordeste que não teve os dados divulgados pelo Inep. 

A estudante cearense Júlia Fernandes Cruz, 17, obteve nota máxima treinando o repertório sociocultural, desde leitura de livros ao acompanhamento de notícias. Ao mesmo tempo, ela sugere que o treino da escrita.

“Além do treino, acho indispensável se manter informado sobre questões em pauta no atual governo, saber o que os corretores procuram no texto”, detalha Júlia, que deseja ser aprovada Odontologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Nacional

Considerando os 26 estados e o Distrito Federal, o Ceará está atrás apenas de Minas Gerais, que teve dez notas 1000 por mulheres. Ainda no cenário nacional, Goiás e Rio de Janeiro figuram em segundo lugar. 

O DF teve duas notas máximas, enquanto Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo com uma cada. Fora do Nordeste, o Inep não contabilizou estados das demais regiões brasileiras sem notas mil em redações de mulheres. 

Na última última edição do Enem, realizada em novembro do ano passado, a redação exigiu dos participantes um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. A produção textual deveria ter até 30 linhas obedecendo a modalidade dissertativo-argumentativa.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!