Tremores de terra voltam a ocorrer no Interior do Ceará; magnitude chegou a 1,8 nesta sexta-feira - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 8 de junho de 2019

Tremores de terra voltam a ocorrer no Interior do Ceará; magnitude chegou a 1,8 nesta sexta-feira

Estações sismológicas instaladas pelo LabSis da UFRN no Interior do Ceará detectam milhares de tremores de terra, a maioria de menor intensidade.
A Defesa Civil de Boa Viagem detectou mais um tremor de terra neste município do Interior do Ceará. Na madrugada desta sexta-feira (7) um abalo sísmico de magnitude 1,8 na escala Richter foi sentido na área urbana de Boa Viagem e também em São Joaquim, na zona rural de Quixeramobim, localidade apontada pelos sismólogos como epicentro dos tremores.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Boa Viagem Ivandir Silva, no período das últimas 24 horas foram registrados 27 sismos na região. Para tranquilizar a população ele mantém sua equipe em constante alerta, monitorando a Estação QINO, instalada pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da UFRN na área do epicentro.

O maior abalo sísmico detectado na região ocorreu na noite de 18 de abril passado, por volta das 23h30. O tremor de magnitude 3,3 foi sentido em diversas localidades dos municípios de Quixeramobim, Madalena e Boa Viagem e registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN, inclusive a estação de Itapé (NBIT), a aproximadamente 1.100 km do epicentro, informou o LabSis.

Daquela data (18 de abril) até o primeiro dia de junho o Laboratório Sismológico registrou 1.285 tremores, sendo possível acompanhar a evolução da atividade sísmica na imagem abaixo. Por mais que sismos de maior magnitude não estejam ocorrendo com tanta frequência como nos meses de março e abril, os eventos ainda são recorrentes, esclareceu o Laboratório.
O LabSis registrou de 18 de abril a 1º de junho 1.285 sismos no Interior do Ceará. Gráfico > LabSis
Causas

Tremores de terra são comuns no Ceará. Segundo o Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!