Requerimento de Girão desarquiva projeto contra aborto - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Requerimento de Girão desarquiva projeto contra aborto

O Senado Federal aprovou requerimento do senador Eduardo Girão (PODE-CE) para desarquivamento do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) nº 29/2015. A chamada "PEC da Vida" acrescenta no artigo 5º da Constituição Federal a "explicitação inequívoca 'da inviolabilidade do direito à vida, desde a concepção'". Após discussão acirrada no Plenário, o requerimento venceu com apenas dois votos contrários. Segundo Eduardo Girão, a aprovação é uma vitória de um “sonho antigo do povo brasileiro”.

“A maioria da população é pró-vida, a favor da vida desde a concepção, contra o aborto. A ciência e as estatísticas sociais apontam, sem sombra de dúvida, que o aborto não apenas destrói a vida do bebê, da criança no ventre, como também devasta a saúde da mulher por muitos e muitos anos trazendo consequências físicas, psicológicas, emocionais e mentais, que aumentam muito a propensão a depressão, envolvimento com álcool e drogas, levando até o suicídio”, disse o senador.

Durante discussão no Plenário, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) pontuou que “o desarquivamento” da PEC “vai permitir que o Congresso Nacional possa discutir e analisar o que entende a sociedade” e o que que ela quer em “relação à legalização ou não do aborto”.

“O senador Eduardo Girão foi categórico: nós não estamos aqui falando em retroceder e cancelar o que consta no Código Penal, as exceções previstas para garantir à mulher o direito de abortar em situações excepcionais – isso está preservado e continuará preservado. A discussão que nós teremos que travar, a partir do desarquivamento deste requerimento, é se nós estaremos avançando ou não em relação a outros casos”, explicou a emedebista.

A PEC agora volta para apreciação do Senado Federal. Eduardo Girão afirma que encara com “otimismo” os debates na Casa, esperando que “tudo flua muito bem em todas as etapas” e que “esse valor importantíssimo da cultura do povo brasileiro seja respeitado e evite a destruição de vidas inocentes e o sofrimento de mulheres”.

Apenas Humberto Costa (PT) e Paulo Rocha (PT) foram contrários ao desarquivamento. "Não se trata de discutir ativismo do Supremo. O que se está colocando é que essa PEC quer mudar a lei que existe", explicou Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!