Cearenses com nota máxima na redação do ENEM são todas mulheres - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Cearenses com nota máxima na redação do ENEM são todas mulheres

Mulheres são maioria entre os candidatos "nota mil" na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Das 55 redações que tiraram a nota máxima na prova, 42, ou seja, 76%, foram escritas por mulheres, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. No Ceará, terceiro estado com melhor desempenho, nenhuma nota máxima foi tirada por candidatos do gênero masculino. 

Entre as candidatas "nota mil", quatro são de Fortaleza e uma é de Santa Quitéria, 222 km da capital. Com idades entre 17 e 31 anos, elas tiveram que desenvolver uma dissertação com o tema: "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". 

De acordo com a professora de redação e filosofia, Regiane Pedigone Segatini, os dados divulgados pelo Inep reforçam algo observado no dia a dia. "As meninas são mais estudiosas, mas comprometidas com o estudo de forma geral", diz a professora. Elas são também maioria entre os que ingressaram na faculdade, 54%, de acordo com o último Censo da Educação Superior, e as que mais concluíram os estudos, cerca de 60% do total.

Dicas para usar nota no Sisu

Este ano, 129 instituições de ensino superior públicas oferecem 235 mil vagas. E a nota no Enem é o pré-requisito para quem deseja uma destas vagas. Com a nota em mãos, o estudante que pretende estudar numa instituição pública deve seguir o passo a passo abaixo para aumentar a chance de ingressar no ensino superior:

1- Faça uma lista de faculdades do seu interesse, a partir da relação apresentada pela Ferramenta de Nota de Corte. Adote critérios como qualidade do curso, proximidade, facilidade de acesso e o que mais considerar importante. 

2- Verifique a nota de corte de cada uma delas e compare com a nota obtida no Enem.

3- Divida a lista em dois grupos. No primeiro, liste as faculdades mais desejadas cuja nota de corte está um pouco acima da nota obtida no Enem. No segundo, instituições com nota de corte igual ou inferior.

4- Durante o período de inscrição no Sisu (22 a 25 de janeiro), preencha o cadastro indicando como primeira opção uma das faculdades do grupo um e como segunda opção uma do grupo dois.

5- Acompanhe diariamente a variação das notas de corte informada pelo portal do Sisu e ajuste suas escolhas para ter sempre uma faculdade dos sonhos com chance de ingresso na primeira opção e outra com alta probabilidade de aprovação na segunda. Depois é só torcer para ser selecionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!