Polícia alerta sobre golpe de carro inexistente - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Polícia alerta sobre golpe de carro inexistente

Preço abaixo do mercado, fotos com as placas veiculares cobertas e disponibilidade para contato com o vendedor apenas pelo aplicativo WhatsApp. Essas são as características de um golpe que vem vitimando interessados em adquirir automóveis, no Ceará. A fraude começa a partir de poucos cliques, por meio do comércio online.

Conforme o titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), da Polícia Civil, delegado Jaime de Paula Pessoa Linhares, aumentou o número de anúncios de veículos que sequer existem. O passo a passo para a fraude também costuma incluir nomes reais de revendedoras de carros, que acabam também sendo vítimas do golpe.

"O que vem acontecendo no Ceará é o seguinte: anunciam carros com preço bem abaixo do mercado em sites de classificados online. Quando surge algum interessado em ver o veículo, há contato com o falso vendedor, e é dito que o veículo está em outro município. Para o interessado ver pessoalmente e fechar negócio, esses estelionatários cobram um 'sinal' e pedem para que a vítima pague antecipadamente o transporte no caminhão-cegonha", explicou o delegado.

Uma mulher residente em Fortaleza foi abordada desta forma por um criminoso. Com a condição de não ter sua identificação revelada, por temer represálias, a vítima contou que, há poucos dias, procurava por um veículo no site OLX e se interessou por uma proposta.

"Gostei de um carro que era ofertado na página. Liguei para quem estava vendendo, o homem me mandou várias fotos do veículo, mas sempre mandava sem mostrar a placa. Ele se identificou como Mariano e disse que era funcionário de uma concessionária. Para provar, mandou uma foto do crachá", relatou.

Persuasão

Passado o primeiro contato, para que a vítima fechasse logo o negócio, Mariano disse que o veículo estava em Sobral, mas em poucos dias conseguiria transportá-lo até Fortaleza. Prestes a concluir a compra, a mulher foi alertada por familiares que aquilo podia se tratar de um golpe.

"Dei 'corda' para ver até onde ele ia. Pediu todos os meus dados e, quando eu pedi a foto do documento do carro, o que ele enviou foi uma foto muito embaçada. Eu liguei para a concessionária e soube que era mesmo um golpe. Lá na empresa, eles disseram que não tinham nenhum funcionário com aquela identificação e que não era a primeira vez que clientes ligavam atrás dessa pessoa especificamente", explicou a mulher.

A fonte disse que não chegou a depositar dinheiro para Mariano. Porém, nem todos os casos têm este mesmo final. O titular da DDF recordou que há inquéritos abertos na Especializada de vítimas que perderam dinheiro. Geralmente, segundo o delegado da DDF, minutos após a vítima depositar o dinheiro na conta de um 'laranja', o valor já foi sacado ou transferido.

"Infelizmente, esse golpe é corriqueiro. Os estelionatários costumam dizer que o carro está em Sobral, Quixadá ou Russas. Essas revendas são tão vítimas quanto a pessoa física. O que a Polícia sempre indica é que não dê dinheiro adiantado, examine a documentação, veja quem é o titular da conta para onde vai o depósito e busque consultar pessoalmente quem é esse negociante", ponderou Jaime de Paula.

Denúncia

A Polícia Civil solicita que, caso o golpe se concretize, a vítima procure imediatamente denunciar o criminoso na Delegacia mais próxima. Já a OLX informou à reportagem que não faz a intermediação ou participa das transações feitas diretamente pelos usuários.

Em nota, a empresa também afirmou condenar este tipo de atitude com fins ilícitos e ressaltou que disponibiliza, no site, um botão de denúncia, para que qualquer usuário reporte eventuais práticas irregulares ou conteúdos indevidos. A partir da denúncia, a empresa consegue deletar o anúncio e banir o usuário da plataforma online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!