Junho e julho registram queda na temperatura em Fortaleza; Marca chegou a 21,7ºC - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Junho e julho registram queda na temperatura em Fortaleza; Marca chegou a 21,7ºC

Os inícios das manhãs em Fortaleza estão com temperaturas mais baixas durante os meses de junho e julho, se comparado com outros períodos do ano. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a variação costuma ser de até dois graus Celsius. Para especialistas, a baixa temperatura deve-se a menor intensidade da radiação dos raios solares e a presença de ventos fortes.

No ano passado, a menor temperatura registrada na cidade foi de 21,9ºC no dia 4 de julho. Entretanto, neste ano, a capital já registrou 21,7º C no último dia 24, a menor deste ano. Para o meteorologista David Ferran, a baixa temperatura deve-se a menor intensidade da radiação dos raios solares e a presença de ventos fortes.

“Historicamente, os meses de junho e julho são os mais frios do Estado, de forma geral. Neste momento, em que o Hemisfério Sul está sob o inverno, a variação da temperatura em Fortaleza, por exemplo, costuma ser de até dois graus Celsius”, informou a Funceme por nota. Segundo David em entrevista ao Tribuna do Ceará no ano passado, a temperatura mais baixa registrada na cidade foi em julho de 1974, quando chegou a 19,4º C.

Ainda de acordo com o órgão, as menores temperaturas costumam ser registradas no início da manhã por volta das 6h a 8h. Nesta época, a média da temperatura mínima para este mês de julho é de 22,7º C. No Ceará, os menores registros ocorrem nos municípios de Guaramiranga (17,4ºC), Campos Sales (18,6º C) e Barbalha (19,7ºC).

Quadra chuvosa não é inverno

Algumas pessoas que residem no Ceará associam a quadra chuvosa nos primeiros meses do ano. Entretanto, a Funceme informa que trata-se de um mito. Neste ano, a estação mais fria teve início no dia 21 de junho e deve se prolongar até o dia 22 de setembro. As chuvas, por sua vez, ocorrem durante o Verão e também no Outono.

Fonte: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!