Junho começa com chuvas de pós-estação predominantemente no centro-norte do Ceará - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 2 de junho de 2018

Junho começa com chuvas de pós-estação predominantemente no centro-norte do Ceará

O primeiro final de semana de junho marca o início da pós-estação no Ceará e a previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica eventos de chuva, principalmente, na região centro-norte do Estado.

A nebulosidade no litoral e na Serra da Ibiapaba, que foi constatada nesta sexta-feira (1º) por meio da análise de imagens de satélite, poderá contribuir em precipitações nesses locais nos próximos dias. Há ainda possibilidade de chuvas no sul do Ceará.

Neste sábado (2), há possibilidade de chuvas isoladas no centro-norte do Ceará, com o sul ficando com céu parcialmente nublado. Já no próximo domingo (3), a previsão é semelhante, porém, com maior possibilidade de chuvas no sul em relação ao dia anterior.

Pós-Estação

O período que se inicia a partir do final de maio e se estende até meados de julho caracteriza-se como a Pós-Estação. Com o fim da quadra chuvosa, quando a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) foi o principal sistema indutor de chuvas, a tendência é que as precipitações diminuam consideravelmente no segundo semestre do ano.

Conforme o supervisor do Núcleo de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, as chuvas deste período não costuma ser tão frequentes. Ele explica que as precipitações posteriores à estação chuvosa costumam ser causadas por fenômenos conhecidos como Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), ou simplesmente ondas de leste.

O meteorologista explica que os DOL ocorrem quando ondas formam-se na faixa tropical do globo terrestre, que se constitui na área de influência dos ventos alísios, e se deslocam da África chegando até o Nordeste.

Volume de chuva na quadra chuvosa 2018

O Ceará terminou o período da quadra chuvosa – entre fevereiro e maio – com um volume de precipitação próximo ao da média histórica. Algumas cidades, no entanto, superaram bastante o que era esperado de chuva nos quatro meses.

Barroquinha teve um volume recorde de chuva, com 1.534 milímetros entre fevereiro e maio. A média no município é de 1.084 milímetros nos quatro meses.

Também tiveram chuva acima do esperado Granja (1.440 milímetros), Moraújo (1.382), Ibiapina (1.330) e Chaval (1.196). Em Fortaleza, foram 1.125 milímetros, enquanto a média histórica para o período é de 1.444.
Cidades do CE com maior volume de chuva na quadra chuvosa 2018
Volume de chuva por mês

Nos quatro meses mais chuvosos no estado, a média histórica é de um acúmulo de 600,6 milímetros de chuva; neste ano, foram 581,5 milímetros, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As chuvas de 2018 foram suficientes para tirar o Castanhão, maior açude do país, do volume morte. O reservatório tinha 2,65% da capacidade em 1º de janeiro deste ano. Nesta quinta-feira, o volume do Castanhão é de 8,54% conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!