Boletim Epidemiológico confirma um óbito por H1N1 em Pentecoste; diretor clínico do Hospital concede entrevista - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 16 de junho de 2018

Boletim Epidemiológico confirma um óbito por H1N1 em Pentecoste; diretor clínico do Hospital concede entrevista

(Foto: Pedro Sarafim)
O último Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal de Pentecoste, por meio da Secretaria de Saúde, com informações de até 8 de junho, mostra que o município registrou cinco casos de gripe H1N1 no ano de 2018, um em cada localidade: Vila Nova, Providência, Núcleo D, Posto Agrícola e Carnaúba. 

O blog Notícias de Pentecoste errou ao dizer que o município registrou dois óbitos por H1N1, devido a um erro de interpretação da tabela de casos. Na verdade, até agora foi confirmada uma morte por influenza H1N1. A causa do segundo óbito, influenciado por síndrome respiratória, ainda está sendo investigada. 
Os dados preliminares da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus H1N1 mostram que 7591 pacientes dos grupos prioritários foram vacinados e a meta preconizada pelo Ministério da Saúde foi atingida. 

Síndrome Gripal (SG) - indivíduo com febre, acompanhada de tosse e/ou dor de garganta, com início dos sintomas nos últimos sete dias. Em crianças com menos de dois anos de idade, considera-se como caso de Síndrome Gripal: febre de início súbito e sintomas respiratórios (tosse, coriza e obstrução nasal).

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - indivíduo de qualquer idade, com síndrome gripal (conforme definição acima) e que apresente dispneia ou os seguintes sinais de gravidade: saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente; sinais de desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória avaliada de acordo com a idade; piora nas condições clínicas de doença de base; hipotensão em relação à pressão arterial habitual; paciente de qualquer idade com quadro de Insuficiência Respiratória Aguda durante período sazonal.

Foram notificados 12 casos de Síndrome Gripal (SG) e 15 de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos seguintes bairros da zona urbana: Pedreira (4); Vila Nova (2); São Francisco (3); Centro (2); Ipase (2); Acampamento (1); Cohab (1); Planalto (2); Itamaraty (1). Já na zona rural: Maracajá (1); Posto Agrícola (1); Providência (1); Núcleo E. 

Dos casos notificados, 96,29% (26/27) fizeram uso do antiviral Oseltamivir (Tamiflu) em nível ambulatorial e/ou hospitalar. Dos casos de SG notificados, 8,33% (1/12) evoluíram para internamento seguido de alta por cura; 91,69% (11/12) evoluíram para cura. 

Medidas de prevenção contra a Influenza: 

1. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
2. Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável;
3. Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
4. Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
5. Não usar medicamentos sem orientação médica. 6. Procure a Unidade de Saúde mais próxima em caso de gripe para diagnóstico e tratamento adequados.

Acompanhe a entrevista com o Dr. Pedro Sarafim, diretor clínico do Hospital Regional e Maternidade Vale do Curu.
Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!