Açude Pereira de Miranda aumenta dez milhões em 24 horas; o total já passa de 28 milhões - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Açude Pereira de Miranda aumenta dez milhões em 24 horas; o total já passa de 28 milhões

Na segunda-feira, 16 de abril, o açude Pereira de Miranda estava com 14 milhões de metros cúbicos (m³) de água. O número duplicou nas últimas 48 horas, pois nesta quarta-feira (18), segundo dados do Portal Hidrológico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o reservatório já comporta cerca de 28 milhões m³. Nesse período de tempo, ele passou a atingir 4,30 metros de altura, equivalente a 8% da capacidade total de armazenamento, tendo subido 1,50 metros nas últimas 24 horas.

Em janeiro deste ano, o Pereira de Miranda estava apenas com três milhões, igual a 0,90% da capacidade máxima. A última vez que a barragem armazenou 28 milhões foi em novembro de 2013, quando o volume estava diminuindo em decorrência do consumo, da evaporação e falta de chuvas. O menor valor de água armazenada em toda a história do Pereirão foi registrado em janeiro de 2016. Naquela época, quase seco, estava com 0,32%, aproximadamente 300 mil metros cúbicos. A paisagem era angustiante, e o número preocupante.

Com a diminuição das chuvas no mês de março, poucos ainda acreditavam que o Pereira de Miranda sairia dos 11 milhões. Agora, a esperança está renovada. Por exemplo, aquelas ilhas mostradas na foto abaixo, capturada 2017, finalmente estão cobertas. Um dos sonhos de quem passava pela parede do açude e olhava para dentro dele.
Quem comemorou mesmo com a recarga foi a pequena Emilly, que está comemorando o aniversário de seis anos hoje. Acompanhe o vídeo a seguir:
Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!