Vacinação antirrábica para cães e gatos acontece neste sábado em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Vacinação antirrábica para cães e gatos acontece neste sábado em Pentecoste

A raiva é um doença viral prevenível de mamíferos, que geralmente é transmitida através da mordida de uma animal infectado. O vírus da raiva infecta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte.

Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

A Secretaria Municipal da Saúde de Pentecoste, por meio da Vigilância Sanitária, promove a campanha anti-rábica em postos de atendimento espalhados pelo município. Animais a partir dos três meses de idade (90 dias de nascidos) devem ser levados para tomar a vacina antirrábica. A vacinação começará a partir das 8h00 e terminará as 17h00.

Locais de vacinação: C.S.U; escolas Balbina, Maria Glaucineide e Waldemar Alcântara; escritório do DNOCS; Unidades Básicas de Saúde (UBS) Itamaraty, Pedreira I, Santa Inês I e Sede I.

A raiva mata e a melhor forma de prevenção é vacinar. Leve seu bicho de estimação a um posto de atendimento mais próximo de sua residência. Cuidando da saúde de seu animal, você estará cuidando da saúde de sua família. Confira o vídeo a seguir:


Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!