Exclusivo - É falsa a notícia de que a seca no Nordeste terá fim em 2018. Funceme passa informações para o Notícias de Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Exclusivo - É falsa a notícia de que a seca no Nordeste terá fim em 2018. Funceme passa informações para o Notícias de Pentecoste

O portal de notícias do G1 de Rio Grande do Norte produziu, na última sexta-feira (20), uma matéria com título: "Condições climáticas favorecem chuvas no RN em 2018, diz Emparn". 

Algumas informações foram extraídas do texto do G1 e veiculadas em vários blogs e redes sociais afirmando que em 2018 a seca no Nordeste terá fim. A notícia com o seguinte trecho é falsa: "vai chover mais no próximo ano e, segundo os meteorologistas, o ciclo de seis anos seguidos de seca severa para o semiárido do Nordeste está encerrado e não deverá se repetir na próxima década." 

Na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, a redação do Blog Notícias de Pentecoste entrou em contato com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, ainda é cedo para dizer se em 2018 o inverno será ou não acima da média. 

Conforme o meteorologista, atualmente existe um resfriamento nas águas do oceano Pacífico equatorial. A diminuição da temperatura é uma das características do fenômeno La Niña, responsável pelo aumento nas chuvas do Nordeste, que poderá se formar até o final de 2017. Ainda de acordo com Raul, a probabilidade de haver o fenômeno El Niño, que agrava a seca nordestina, é baixa.

Para alguns meteorologistas, especialistas americanos e europeus, pelo que tem sido observado, a próxima La Niña poderá ser de categoria fraca, sem capacidade de proporcionar um bom inverno e extinguir a seca, pois o fenômeno deverá ter uma curta duração, tendo término estimado já no mês de março de 2018.

"O Pacífico não é o único oceano monitorado para prognósticos de chuvas no Ceará", destaca Fritz. As condições do Atlântico são mais importantes e são previstas com menor antecedência, já próxima da estação chuvosa. Águas mais aquecidas na porção abaixo do Equador são favoráveis ao Ceará.

A Funceme informou que a previsão para a quadra chuvosa de 2018 deve ser divulgada somente entre os meses de dezembro e janeiro.

Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!