Com medo do açude secar e inconformados com desperdício de água, moradores da Serrota realizam trabalho de prevenção - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Com medo do açude secar e inconformados com desperdício de água, moradores da Serrota realizam trabalho de prevenção

Na manhã do dia 02 de setembro estivemos no distrito Sebastião de Abreu (Serrota) e fizemos uma reportagem sobre um assunto que tem deixado populares apreensivos, que é a mistura entre as águas de pelo menos dois esgotos e um rio.

O canal da localidade, que estava abandonado, passou a receber água do açude de General Sampaio, e o recurso está desaguando dentro de um esgoto. Após a contaminação, a água está seguindo para o abastecimento de comunidades ribeirinhas de Pentecoste. Ainda no local, há um segundo esgoto que passa pelo sistema de tratamento, que está inativo, e também chega ao Rio Curu.

Enquanto ocorre o desperdício através da contaminação, o açude Escama-Peixe, da localidade, está baixando o nível rapidamente. Na Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal de Pentecoste, no último dia 06, Reginaldo, representante da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará - Cogerh, fez explicações acerca da liberação da água que se junta ao esgoto.

Inconformados com a situação, após reuniões públicas e abaixo-assassinado com pelo menos setecentas assinaturas, moradores se reuniram para reduzir a vasão do açude já que segundo informações poderia voltar ao volume morto, caso continuasse no mesmo ritmo de diminuição, em um mês. Foram colocados sacos de areia nas proximidades da comporta, pois o mecanismo da válvula responsável pelo bloqueio desapareceu.

Acompanhe o relato dos moradores:


Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!