![]() |
Imagem Ilustrativa |
O processo de doação é formado por seis etapas que vai desde a identificação do doador até a fase final da coleta de sangue. Todo o processo leva em média de 40 a 60 minutos. Depois da doação, o sangue será examinado nos laboratórios do Hemoce para tipagem sanguínea, eletroforese de hemoglobina e testes para hepatite B e C, sífilis, doença de chagas, HIV e HTLV I e II. Cerca de 45 dias após a doação, o laudo com resultado dos exames fica disponível no Setor de Resultados de Exames, no hemocentro onde foi feita a doação.
A doação de sangue não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. Cada bolsa de sangue pode salvar de três até quatro vidas. O sangue doado no Hemoce atende a pacientes que precisam da transfusão em 388 hospitais e unidades de saúde do Estado, além de atender 94% dos leitos hospitalares e 100% da rede SUS no Ceará.
Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Atenção: os menores de 18 anos é necessário estar acompanhado pelos pais ou responsável.
Confira a entrevista com a Transfusionista Nazaré de Pentecoste:
Nenhum comentário:
Postar um comentário