![]() |
As alunas Ticiane Santana Gomes e Maria Marciely Rocha criaram um aplicativo que cruza dados do clima e a influências em processos alérgicos (Foto: Arquivo pessoal - G1 - TV Verdes Mares) |
Estudantes da graduação em Administração da Unifor, Ticiane Santana Gomes e Maria Marciely Rocha participaram do Desafio NASA Space Apps Challenge e foram contempladas com o 2º lugar na categoria “Terra”. O evento aconteceu dos dias 22 a 24 de abril no Centro de Inovação e Empreendedorismo do colégio Farias Brito - Espaço FB ideias, em Fortaleza.
As estudantes criaram um aplicativo que baseia dados de condições climáticas fornecidos pela NASA e suas influências em pessoas que sofrem de processos alérgicos, útil também para profissionais da saúde, tornando possível a prevenção de doenças através de informações e recomendações. O projeto foi orientado pelo professor Julio Cesar, da Escola de Pós-graduação de Comunicação e Gestão, e em parceria com o empreendedor Alexandre Santiago e o desenvolvedor de softwares Rodrigo Garcia (ex-alunos da Unifor).
“A participação dos alunos neste tipo de evento, onde o foco é desenvolver soluções que agreguem valor para o indivíduo, sociedade e o planeta é fundamental para a formação do caráter do aluno, do profissional que estamos formando. Temos corresponsabilidade em suas ações no que tange ao valor que eles entregam para o mercado de trabalho”, enfatiza Julio Cesar.
O Desafio, dividido em seis categorias (Tecnologia, Aeronáutica, Estação espacial, Sistema solar, Terra e Jornada à Marte) é promovido pela agência americana NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration) e teve o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), com o objetivo de reunir estudantes e profissionais com ideias inovadoras e capazes de solucionar problemas causando impacto global.
“É uma experiência única, que te traz diversas emoções, onde você é livre para poder usar todo seu potencial criativo, agilidade, colaboratividade e poder compartilhar isso com outras pessoas muito além da teoria da universidade, muito além de um mundo hierarquizado, linear e repetitivo”, destaca Ticiane Gomes acerca da participação no Desafio.
Em dezembro do ano passado, o projeto Estratégias de Marketing para Educação, elaborado também pelas alunas Ticiane Santana e Maria Marciely, ficou entre os três finalistas do Desafio Renault Experience 2015.
Fonte G1 TV Verdes Mares
Nenhum comentário:
Postar um comentário