Prognóstico para os próximos três meses foi divulgado, e não é nada animador. Funceme alerta sobre necessidade de racionamento de água
Apesar das chuvas, próximo trimestre deve ser de seca (FOTO: Roberta Tavares/Tribuna do Ceará)
Mesmo após vários municípios do Ceará, incluindo Fortaleza, registrarem chuvas desde o fim de semana passado, a tendência para os próximos meses deve ser de poucas precipitações. De acordo com um novo prognóstico apresentado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há 70% de probabilidade de o Ceará ter chuvas abaixo da média no próximo trimestre deste ano.
Em entrevista coletiva, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, alertou que a tendência para os próximos meses é de pouca precipitação. “Segue tendência de poucas precipitações até o fim da quadra chuvosa. Não é a informação que gostaríamos, mas, como instituição, temos o dever de mostrar os riscos para os tomadores de decisão”, indicou.
Ainda conforme Eduardo Martins, a maior probabilidade é de que o acumulado de chuvas nos meses de março, abril e maio não consiga atingir a categoria em torno da média histórica.
Segundo os dados da Funceme, as chances de haver chuvas em torno da média é de 25% e na categoria acima da média a probabilidade é de apenas 5%. Em relação as análises da Funceme, o principal fator que influencia essa perspectiva de persistência da seca no Ceará é a atuação do El Niño, que traz impactos negativos no regime de chuvas do Estado principalmente nos meses de abril e maio.
saiba mais
Para o presidente, a previsão de seca obtida o início do ano deve realmente se confirmar. Com isso, a Funceme alerta para o racionamento d’água por parte da população. “Já comunicamos aos setores estratégicos sobre essa tendência negativa. Agora, o que devemos fazer é nos preparar para um cenário mais complicado e conscientizar a população a fazer uso responsável da água”, afirma Eduardo Martins.
Chuvas
Apesar do prognóstico, conforme os registros diários da Funceme, pelo menos 54 municípios do Ceará registraram chuvas. A maior precipitação aconteceu em Russas, a cerca de 150 km de Fortaleza, com precipitação de 95 mm. Morada Nova e Limoeiro do Norte, também registraram 72 mm e 57 mm respectivamente. Já na capital cearense, o dia também amanheceu chuvoso. Em relação aos dados, Fortaleza registrou chuva de 15.4 mm.
Tribuna do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário