Deu no Jornal O Povo: Dengue em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 21 de julho de 2015

Deu no Jornal O Povo: Dengue em Pentecoste

Ceará registra 676 casos de dengue na forma mais grave em 2015

Boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado mostra crescimento no número de confirmações dos casos de dengue no Ceará. Sesa confirmou mais uma ocorrência de sarampo, em Caucaia


Foram confirmados 55 casos graves de dengue no Ceará, na última semana. O Estado acumula, assim, 676 registros graves da doença. Número divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) no boletim epidemiológico anterior era 621. Seguindo a média de aumento semanal, 2.624 casos da dengue clássica foram confirmadas na última semana. Em 2015, total de ocorrências no Estado chega a 32.950.


Embora os dados sejam significativos, nenhuma morte foi acrescida às 29 confirmadas por dengue em 2015. Apesar disso, 34 de 72 óbitos suspeitos continuam em investigação na Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).


Reconhecendo como grave 38 casos, Fortaleza centraliza maior número de ocorrências, visto que, no Interior, foram 17 confirmações. Como uma das ações de combate à doença, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deve levar, hoje, exposições explicativas sobre dengue e leishmaniose para os bairros Centro e Vicente Pinzón - duas das localidades que chegam a concentrar mais de 150 registros.


ReduçãoPara o médico infectologista Ronald Pedrosa, é provável que o número de casos confirmados de dengue acompanhe a diminuição das chuvas no Estado, embora as precipitações dos últimos dois dias tenham surpreendido. “Ainda deve ter mosquitos circulando, mas as emergências (dos hospitais) já melhoraram bastante”. Ele exemplifica que “o próprio Hospital São José está mais tranquilo”.

SarampoCom um caso confirmado no município de Caucaia, no dia 9 de junho, a corrida para erradicar o sarampo do Ceará se torna cada vez mais penosa.

Desde o início de 2015, foram 164 ocorrências em todo o Estado, conforme o boletim divulgado, ontem, pela Sesa. Nas próximas semanas, de acordo com a assessoria de comunicação da secretaria, Caucaia deve continuar a receber uma intensificação da cobertura vacinal - a única forma de prevenção contra a doença.

Otimista, o infectologista Ronald Pedrosa acredita que, tal como a dengue, o surto de sarampo também “deu uma freada”. No entanto, ele lembrou que é preciso pelo menos um ano sem que haja casos registrados no Estado, até que se possa tomar como certa a eliminação da doença.

Até então, seguem em investigação outras 40 possíveis ocorrências. Entre as cidades destacadas com casos recentes, estão Paracuru, Caucaia, Fortaleza e Pentecoste. Mesmo com as campanhas, somente Fortaleza e Caucaia acumulam, cada uma, 70 casos confirmados este ano.

55 novos casos da forma mais grave da dengue foram confirmados

2.624 casos de dengue foram registrados na última semana, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde

Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!