População do Bairro XV de Novembro denunciam esgoto a céu aberto e casos de dengue. - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

População do Bairro XV de Novembro denunciam esgoto a céu aberto e casos de dengue.

Esgoto passando dentro do quintal de uma residência



Esgoto a céu aberto, muriçocas, fezes vazando, mau cheiro insuportável e pessoas doentes. Essa é a realidade enfrentada pelos moradores do Bairro XV de Novembro, situado a margem esquerda do Açude Pereira de Miranda e o mais populoso do município de Pentecoste. Por esta localizada acima do nível do açude o Bairro XV de Novembro acaba jogando os dejetos do esgoto para dentro do açude poluindo as águas que são distribuídas para a população. 

Segundo a agente de saúde do Bairro Cristina Teixeira, o grande problema do bairro agora é a Dengue, que inclusive os moradores da Vila Benedito Freire Pereira inteira já teve dengue e diarréia, no Bairro já foi registrado caso de dengue hemorrágica fulminante. Para a agente de saúde a vigilância sanitária deveria fazer uma fiscalização nos esgotos a céu aberto que está causando doenças nos moradores.

O Bairro XV de Novembro fica no quintal da residência da atual prefeita de Pentecoste, que já chegou a anunciar uma suposta verba de vinte e dois milhões de reais para a construção da rede de esgotamento sanitária, mas que até a presente data nada foi feito ainda. Segundo os moradores uma pessoa teria passado no Bairro cadastrando os moradores com a promessa da vinda do esgoto, mas tudo não teria passado de promessa.

Dados do IBGE 2011

Em visitas realizadas no município de Pentecoste durante todo o ano de 2011 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatisticas-IBGE, realizou além de trabalhos finalizando o Censo do ano anterior, buscou soluções para os conceitos e procedimentos de identificação, delimitação e caracterização dos Aglomerados Subnormais do município.

Dentro do Censo 2010, o IBGE informou que, na etapa de preparação foram identificados 1 AGSN e 4 setores referentes a esses AGSNs. O Município de Pentecoste possui um o aglomerado subnormal identificado em quatro setores, atualmente conhecido como Bairro São Francisco (XV de Novembro), mesmo tendo arruamento com calçamentos e energia elétrica, ainda continua sendo considerado como Aglomerados Subnormais  (Agsn) devido o alinhamento irregular, vias estreitas e falta de saneamentos básicos.

O QUE SÃO AGSNs.?
Favela, invasão, grota, baixada, comunidade, vila, ressaca, mocambo, palafita são diferentes tipos de ocupação irregular existentes no país.O IBGE considera aglomerado subnormal todo "conjunto constituído de, no mínimo, 51 unidades habitacionais (casas, barracos, palafitas etc.) carentes, em sua maioria, de serviços públicos essenciais (abastecimento de água, disponibilidade de energia elétrica, destino do lixo e esgotamento sanitário" ocupando ou tendo ocupado, até período recente, terreno de propriedade alheia (pública ou particular) e estando dispostas, em geral, de forma desordenada e densa.



Com informações do IBGE


(Acompanhe as publicações do Blog Notícias de Pentecoste no Facebook. Curta Aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!