A agência atua em Pentecostes, Apuiarés, Tejuçuoca, General Sampaio, São Gonçalo do Amarante e Caucaia, somando 50 comunidades rurais
Wagner Gomes nasceu em Apuiarés, a 112 km de Fortaleza. É filho de agricultores, e no final do curso superior, feito em Fortaleza, na Universidade Federal do Ceará (UFC), juntou-se com alguns amigos e decidiu que ao invés de ficar na capital, seria interessante voltar para a sua cidade natal e trabalhar com agricultores e com os jovens rurais.
Foi assim que nasceu a agência de desenvolvimento econômico Adel. Wagner hoje é diretor executivo da Adel, e explica que atualmente trabalha com 600 agricultores. A agência atua em Pentecostes, Apuiarés, Tejuçuoca, General Sampaio, São Gonçalo do Amarante e Caucaia, somando 50 comunidades rurais.
Segundo Wagner, a Adel trabalha com dois programas. “O programa chamado Soluções Rurais é para trabalhar com agricultores, com tecnologias e inovações para conviver com o semiárido; a questão da água, da apicultura (produção de abelhas nativas), da criação e produção de ovinos e caprinos; e o segundo programa, para trabalhar com jovens rurais, trabalhando a parte de formação. Hoje temos dois centros de formação de jovens. Em 2012, criamos o Centro de Formação e Empreendedorismo em gestão de negócios rurais, onde os jovens passam seis semanas em formação com a gente, saindo dessa formação com um plano de negócios”
Além disso, foi criado também um fundo de crédito para jovens, onde os planos de negócio nos valores de R$ 2 mil a R$ 8 mil são apoiados e é feito o acompanhamento técnico nos projetos. A agência conta com o apoio de iniciativas privadas, alguns bancos e também algumas organizações internacionais, além de uma parceria com o Governo do Estado.
Tribuna do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário