Criado para enfrentar o desafio de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros que vivem nas regiões com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), o Programa Territórios da Cidadania reúne 22 Ministérios e tem o objetivo de superar a pobreza rural, melhorar a qualidade de vida das populações, garantir direitos e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.
O programa Territórios da Cidadania representa um novo olhar sobre políticas sociais e fortalece a visão de promoção integrada de políticas públicas onde a participação social e a integração de ações entre Governo Federal, Estados e Municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.
O Núcleo Dirigente do Território da Cidadania dos Vales do Curu e Aracatiaçu realiza nesta quinta, dia 19, um Seminário em comemoração aos 10 anos de criação do Território. Criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, com a participação da sociedade civil organizada e do poder público, tem sido um espaço de pensar o desenvolvimento dos 18 municípios que o compõe: Amontada, Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama. Muitas ações e projetos já foram implantados para fortalecer as infra-estrutura destes municípios.
Na oportunidade também será realizado em conjunto com o Movimento Nós Podemos Ceará, coordenado pela Dra. Eliene Brasileiro, a oficina para implantação do Núcleo Territorial Nós Podemos Vales do Curu e Aracatiaçu para possibilitar a vivência dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM.
O evento em alusão aos 10 anos do Território Vales do Curu e Aracatiaçu acontecerá no CETREDI – Itapipoca de 8:30 às 13:00 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário