APUIARÉS E PENTECOSTE SÃO BENEFICIADAS COM BIBLIOTECAS RURAIS. - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

APUIARÉS E PENTECOSTE SÃO BENEFICIADAS COM BIBLIOTECAS RURAIS.


O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), entregou, no dia 22 deste mês, mais 50 bibliotecas rurais às comunidades de municípios cearenses beneficiados com o Programa Arca das Letras. Foram capacitados cerca de 100 agentes de leitura voluntários, que ficarão responsáveis pelos móveis e pelo incentivo à leitura. “As bibliotecas são implantadas também para melhorar a educação nas comunidades e ajudar os moradores nas atividades agrícolas”, afirmou a coordenadora estadual do Projeto Arca das Letras no Ceará, Sandra Bandeira. 

Foram beneficiados os municípios de Apuiarés, Pentecoste, Itaitinga, Jaguaruana, Cariré, Tururu, Boa Viagem, Capistrano, Caucaia, Bela Cruz e Pacoti. Cada comunidade beneficiada pelo programa receberá bibliotecas com mais de 220 livros de literatura infantil e juvenil, além de técnicos e didáticos e histórias em quadrinhos. Todo o acervo atende às necessidades dos moradores. O Ceará é o estado brasileiro com o maior número de bibliotecas rurais do Brasil, tendo levado às bibliotecas para 1.096 comunidades, com cerca de 2.192 agentes de leitura capacitados para incentivar a leitura. O Programa é executado pela SDA, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural (Codet). 

“Essas bibliotecas rurais são fundamentais para ajudar a combater o analfabetismo na Zona Rural do Ceará, porque permitem que as crianças tenham acesso à diversos livros e possam ampliar os seus conhecimentos através da leitura e da pesquisa. É o desenvolvimento que chega através da leitura para o interior”, afirmou o secretário Nelson Martins. O programa Arca das Letras, criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e já distribuiu mais de 8.800 bibliotecas com total de 2 milhões de livros para as comunidades de agricultura familiar, remanescentes de quilombos, ribeirinhas, assentamentos da reforma agrária, aldeias indígenas e colônias de pescadores em todos os estados do Brasil.

Fonte: Rádio Difusora Vale do Curu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!