SÃO LUIS DO CURU: PREFEITA PUBLICA NOTA DE ESCLARECIMENTO - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 27 de agosto de 2013

SÃO LUIS DO CURU: PREFEITA PUBLICA NOTA DE ESCLARECIMENTO


A população do município de São Luiz do Curu realizou na tarde e noite desta segunda-feira, 26 de agosto, uma manifestação que resultou no fechamento da BR 222, repudiando a retirada de forma irregular da areia do Rio Curu.

Manifestantes interditaram a rodovia por volta das 16h00min e trafego só foi liberado depois da meia-noite, quando chegaram reportagens de várias TVs do estado.

O povo reclama da retirada irregular da areia no local, o que provocaria um desequilíbrio ambiental.

Cerca de 200 pessoas participaram do ato, pneus foram queimados sobre a ponte do rio, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Durante o manifesto e nas redes sociais, o grupo pedia para que a prefeita da cidade Daniele Nunes, desse uma resposta a população.



Na tarde desta terça-feira, 27 de agosto, a chefe do executivo de São Luiz do Curu publicou em sua página no Facebook uma Nota explicando que sua gestão está empenhada com o objetivo de resolver o problema. 

CONFIRA:

Boa tarde, Curuenses!

A retirada de areia das margens e do leito do Rio Curu é um problema histórico do Município de São Luís do Curu que afeta toda a população, pois causa extrema degradação ambiental, matando o Rio aos poucos, na medida em que o torna cada vez mais raso e largo. Com a estiagem é possível ver os sulcos ocasionados pela retirada desenfreada do mineral, como resultado da ganância dos que exploram a atividade.

No início da minha gestão, comprometida com a busca de uma solução para esse grave problema, procurei pessoalmente a SEMACE, responsável pela emissão das licenças de exploração e pela fiscalização da retirada de areia. Lá, obtive do Dr. Arilo a informação de que a extração da areia do nosso Rio, do ponto de vista da SEMACE, é “legal”, pois foi ela própria, a SEMACE, quem autorizou tal retirada.

Não satisfeita com a resposta da SEMACE, procurei o Ministério Público local, na pessoa do Excelentíssimo Dr. Sérgio Henrique de Almeida Leitão, onde tomei ciência de que a questão já estava sob apreciação judicial.

É importante salientar que o órgão do Ministério Público no Município realizou procedimentos administrativos que culminaram em ação civil pública que tramita na Vara Única da Comarca de São Luís do Curu, discutindo a questão da retirada irregular de areia do Rio Curu, de modo que, do ponto de vista legal, é necessário aguardar o pronunciamento judicial sobre o tema.

No momento, estou empenhada em conseguir nova reunião com representantes da SEMACE, pois, com o clamor social e a atenção da mídia em torno do tema, tenho esperança de que haja maior interesse do órgão no sentido de colocar o tão esperado ponto final nessa atividade exploratória e absurda que tantos males vem causando ao nosso Rio Curu.

Portanto, a atual Administração está comprometida com a solução do problema, compartilhando do anseio da população curuense, que é também o meu e o de toda a minha equipe.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!