A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) em parceria com a Prefeitura Municipal de Umirim e a Secretaria de Agricultura promoveram nesta terça-feira (16/07) uma audiência pública no distrito de Caxitoré. O encontro serviu para discutir envolveu diversos segmentos da sociedade, como gestores, vereadores, pescadores, agricultores, professores e comunidades usuárias das águas do açude.
A reunião teve como objetivo esclarecer a comunidade sobre a qualidade, a quantidade e a vasão de água liberada pelo reservatório, cerca de 1.300 l/s. Segundo o engenheiro da COGERH Dr. Reginaldo, a gestão da vasão da água estar sendo feita de uma maneira responsável, visto que, segundo os cálculos realizados pelos engenheiros do órgão, o abastecimento de água para o consumo humano está garantido até janeiro/2015.
O técnico justificou ainda, a necessidade de se manter a válvula de vasão com essa proporção de água, visto que, várias comunidades em torno do Rio Caxitoré dependem dessa água. Atualmente o açude conta com 23,47% de sua capacidade, sendo um dos reservatórios com maior volume de água em toda a bacia. Os técnicos destacaram ainda a necessidade de economia de água no uso para irrigação e demais usos, assim como a limpeza do trecho do rio e outros problemas, buscando parceria com os usuários de água bruta para uma eficiente gestão dos recursos hídricos no Vale do Curu.
Após os questionamentos, foram elaborados alguns encaminhamentos a serem discutidos pelo comitê da bacia do Vale do Curu juntamente com a Cogerh. Ao final da audiência, o secretário de finanças Hamilton Pinheiro destacou a importância e o êxito do encontro, visto que, serviu também para tranquilizar a população em relação ao consumo.
Participaram da audiência, os técnicos da COGERH Dr. Reginaldo e Dra. Maria de Jesus, o secretário de finanças Hamilton Pinheiro, de saúde Afrânio Junior, da agricultura Francisco Frota, o coordenador da Ematerce local Jailton Junior, o vereador Eufrázio, o ex-prefeito de Uruburetama Gilvan Nunes, representantes do comitê da bacia do Vale do Curu, líderes comunitários entre outros.
Fonte: Umirim Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário