IBAMA JOGA DURO NO SERTÃO DE IRAUÇUBA - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

domingo, 9 de junho de 2013

IBAMA JOGA DURO NO SERTÃO DE IRAUÇUBA

A Produção do Programa Impacto, da Rádio Amizade FM (88,7 MHZ), recebeu na última semana vários pedidos de ajuda de ouvintes residentes na zona rural do município de Irauçuba, tanto por telefone como por cartas, pedindo esclarecimentos quanto a onda de perseguição que os fiscais do IBAMA vem impondo nessa região, impedindo que pessoas carentes possam melhorar a frágil alimentação de suas famílias com caças, sob a alegativa de que estão protegendo o meio ambiente, no que se referi , principalmente às avoantes, ou bombas de bando, como também são conhecidas estas aves.

Diante dos muitos apelos recebidos resolvemos externar duas dessas cartas e, solicitar ajuda ao legitimo representante da região na Câmara Federal, o Deputado Danilo Forte, pois o quadro é complicado, para não dizer desolador, no sertão, que não tem água e nem tem safra, só tem muita AVOANTE e fiscais do IBAMA, além da fome.

CONFIRA AS DUAS MELHORES CARTAS:

Meu caro amigo e locutor Tabosa Filho, escuto seu programa diariamente e, venho por meio desta pedir que você fale por nós. É que estamos passando por um mal bocado, se não bastasse a falta d’água e as dificuldades que estamos enfrentando para alimentar nossas famílias, agora apareceram as perseguições dos fiscais do IBAMA, que estão abusando da autoridade, no nosso entendimento. Estamos com dificuldade inclusive de nos locomover, dada a opressão desses senhores. Eu moro em Quixaba e não somente eu mas a coisa ta difícil pra todo mundo que ninguém mais pode se deslocar de casa para Boa Vista do Caxitoré, muito menos para a Irauçuba, que os fiscais abordam a gente, procuram armas, pedem a documentação da moto, prende a moto se a documentação estiver atrasada e nós achamos que não é direito do IBAMA fiscalizar documentação de motocicleta.

Esta semana uma rapaz aqui da Quixaba esta indo para a casa da namorada na localidade de Livramento e os fiscais mandaram ele voltar pra casa. Aí já é demais, pelo que sei IBAMA é para proteger avoantes, né não Tabosa? Nó ajude, fale por nos aí na Rádio, faça alguma coisa por nos! Muitos pais de família já perderam suas motos para estes fiscais que acusam estes coitados de estarem caçando avoante.

Tabosa, escrevo para seu programa para, primeiro dizer que lhe escuto todo dia e, pedir sua ajuda. Pergunte para nossas autoridades se o que o IBAMA está fazendo aqui na nossa região é certo. É assim: Eu e muitos outros pais de família aqui do Mandacaru caçamos avoante para dar o sustento de nossas famílias. Comemos, trocamos por arroz, feijão, farinha, etc. Não tive safra nenhuma e o dinheiro do bolsa família da minha mulher não é suficiente, então, para não ver meus filhos passando fome eu faço de tudo, pesco, caço, caço e num é só avoante, mas, todo tipo de caça.

Eu quero saber se o IBAMA tem o direito de invadir a casa da gente e tirar o que tem na geladeira. Estou muito indignado com as autoridades da nossa cidade, que estão caladas com o nosso sofrimento, que não tomam nenhuma providência.

Tabosa, sou seu ouvinte de todos os dias e, só não vou me identificar porque tenho medo de perseguição contra minha pessoa e de meus familiares, mas, acredito que você não ficará calado com tanto desrespeito e perseguição.

Tabosa, pior que a seca só a humilhação que o IBAMA está fazendo com nosso povo.


A avoante, ou arribação, Zenaida Auriculata Noronha é uma ave migratória autóctone do nordeste brasileiro. É a única espécie de pomba do mundo a pôr ovos e criar seus filhotes diretamente no chão, tornando-se mais susceptível à captura e abate, o que poderá colocar a espécie em situação de risco de extinção durante seu período reprodutivo caso não haja proteção dos pombais.

Em certos períodos é fonte de alimentação para populações locais da região Nordeste do Brasil, porém tal necessidade é questionada, pois os animais são vendidos em bares para servirem como espetinhos.

No Brasil, a caça da Ribaçã é crime ambiental, punido com multa de R$ 500,00 por unidade apreendida e possível pena de prisão

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, não é crime o abate de animal desde que feito somente para saciar naquele momento a fome de um ser humano e da sua família.

As Avoantes fazem a migração para o Brasil dos seguintes países: Bahamas, Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana, São Cristóvão e Nevis, Antígua e Barbuda, Santa Lúcia, Barbados, São Vicente e Granadinas,Granada e Trinidad e Tobago.

Por Tabosa Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!