Após denuncia veiculada no Blog Notícias de Pentecoste dando conta de que o projeto dos banheiros das comunidades de Vila Nova e Maracajá não havia sido concluído e que está parado há mais de um ano, (veja matéria aqui) e também na Rádio Difusora Vale do Curu durante o Programa Rádio Comunidade apresentado por este Blogueiro, os vereadores Vicente do Zuza, Célio Campêlo e Deca Cassaco se dirigiram ao local na tarde desta quarta feira (16) para comprovar a veracidade dos fatos.
Ao visitar as comunidades os vereadores presenciaram "in loco" o que estava descrito na matéria e perceberam que o problema era ainda muito mais complexo, o que motivou um requerimento dos mesmo na sessão desta quinta feira (17), solicitando esclarecimento por parte da prefeitura sobre o caso.
Durante a sessão daquela Casa Legislativa, vários parlamentares se posicionaram a favor da comunidade e cobraram esclarecimento por parte dos responsáveis pela obra. O Líder da prefeita, vereador Daniel Castro esclareceu que o motivo da obra está paralisada, foi por conta de uma parte do projeto que teria sido concluída na comunidade do Xixá e a empresa responsável pela obra não teria prestado contas, o que impossibilitou a liberação dos recursos para o término do projeto ficando assim as comunidades de Vila Nova e Maracajá prejudicadas.
Ainda de acordo com o Líder da Prefeita, a mesma ao tomar conhecimento dos fatos está buscando providencias no sentido solucionar o problema o mais rapidamente possível, cobrando a responsabilidade da empresa executora da obra, no que segundo comentários está sendo agilizado para recomeçar os trabalhos já na próxima semana.
No vídeo acima podemos conferir a fala de vários vereadores que se posicionaram a favor das comunidades prejudicadas como pode ser conferido nas falas dos vereadores Vicente do Zuza, Daniel do Zé Gomes, Daniel Castro, Valdelice Braga, Célio Campelo.
Eu, Zé da Legnas também fui convidado a fazer uso da tribuna da Câmara Municipal para falar da denuncia veiculada em nosso Blog. Nossa fala também pode ser conferido nesse vídeo.
Desde já gostaria de agradecer a Camara de Vereadores que tão logo tomou conhecimento da situação em que vive aquelas comunidades, procuraram intervir usando seu papel fiscalizador, bem como a sensibilidade da prefeita de Pentecoste sobre o caso.




Esperaremos os resultados deste requerimento por parte do Poder Legislativo, tendo o vista os mandamentos contidos na Nossa Carta Magna a saber:
ResponderExcluirArt. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.
Esperamos que as comunidades, não sejam prejudicadas ainda mais do que já foram tendo que ca... no mata.
QUERO DIZER AO POVO QUE ALGUNS DA LEGISLATIVO FINGEM QUE NÃO SABEM DO QUE ESTÁ ACONTECENDO ESSE CONVÊNIO É O 720232.
ResponderExcluirNúmero do Convênio SIAFI: 720232
Situação: Aguardando Prestação de Contas
Nº Original: 00167/2009
Objeto do Convênio: Construcao de Melhorias Sanitarias Domiciliares nas comunidades de Xixa e Vila Nova Maracaja em Pentecoste - Ceara
EP da Senadora Patricia Saboya
Orgão Superior: MINISTERIO DA SAUDE
Concedente: MS-FUNDACAO NACIONAL DE SAUDE/DF
Convenente: PENTECOSTE PREFEITURA
Valor Convênio: 400.000,00
Valor Liberado: 200.000,00
Publicação: 20/01/2010
Início da Vigência: 31/12/2009
Fim da Vigência: 30/12/2012
Valor Contrapartida: 20.735,86
Data Última Liberação: 01/02/2012
Valor Última Liberação: 200.000,00
Este convênio está aguardando a prestação de contas. Como vai prestar contas se a mais de uma ano foi feita a última liberação do convênio. É uma história muito mal contada, e fica claro, que o dinheiro do povo vai mais uma vez tentar reconstruir o que já deveria ser feito. O senhor Vicente do Zuza se mostrou um ótimo líder e defensor da prefeitura muito mais que o senhor Daniel Alves, devido a sua fala. Senhores vereadores consultem o site Portal da Transparência do Governo Federal e os senhores verão este convênio, o mesmo não foi concluído por falta de interesse com a coisa pública de responsabilidade da gestão passada.