Vistorias dos Bombeiros foram intensificadas após incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS)
Mais duas casas de show foram interditadas ontem, durante vistorias do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). O relatório consta no site da Corporação. Dessa vez, os estabelecimentos barrados foram as boates Oceanos e Republic. Elas se juntam a quatro outros locais de shows, cujas inspeções de prevenção de incêndios impedem seu funcionamento. O POVO mostrou ontem que as casas de apresentações musicais Kukukaya e Terraço, e as boates L4 Up Club e Meet Music & Loung foram interditadas por não possuírem o obrigatório Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI).
Os proprietários da Oceanos e da Republic não foram localizados pela reportagem até o fechamento da matéria. Na boate Oceanos, que integra o Complexo Armazém, um vigilante informou somente que “está com um tempo que a boate está fechada para reforma”. Sem certezas, arriscou “mais de 15 dias.”
As outras interditadas
No site da casa de show Kukukaya na Internet, a programação para este sábado, 2, parece continuar valendo. Há apresentações agendadas para hoje e amanhã. Pela página do estabelecimento na rede social Facebook, um aviso aos frequentadores informava, ontem, que o local “tem duas grandes saídas de emergência, extintores de incêndio e sinalização; além de ser uma casa aberta e arejada. Nossos documentos estão ok com as autoridades”. No aviso também dizia que “o Kukukaya não foi nem será interditado”. O POVO tentou conversar com o gerente Felipe Augusto, mas as ligações não foram atendidas.
O gerente da casa L4 Up Club, Luiz Barbosa, disse que o problema da boate não era de segurança, mas documental. “A gente só não tinha dado entrada na documentação que diz que está tudo ok”, explicou. A apresentação dos papéis ao Corpo de Bombeiros, segundo ele, ocorreu ontem. “Esperamos que amanhã já dê para funcionar”, destacou.
A assessoria de imprensa da boate Meet Music & Lounge disse que já regularizou a pendência de segurança verificada pelo Corpo de Bombeiros. Informou que está disponível mais um portão com acesso à rua, além da saída lateral para a área externa. Acrescentou que aguarda liberação do CBMCE e ainda não existem certezas se o estabelecimento funcionará no fim de semana.
As ligações ao Terraço Bar continuaram sem atendimento durante a tarde e início da noite de ontem. A página do espaço na Internet diz somente que, durante os dias 1º e 2 de fevereiro, a casa de show vai estar fechada.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Fortaleza informou que ainda não recebeu do Corpo de Bombeiros nenhuma notificação que torne formal ao Município a interdição documental feita às seis casas de show pela Corporação. A fiscalização do cumprimento da ordem legal vinda dos Bombeiros só pode ser feita pela Prefeitura. Quanto aos alvarás de funcionamento dessas casas, segundo a assessoria, somente na próxima semana será entregue uma listagem com tais dados.
O POVO entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para saber mais detalhes da operação de ontem, mas não houve retorno.
ENTENDA A NOTÍCIA
As vistorias para averiguar a existência obrigatória de um Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) em boates e casas de show foram intensificadas após a tragédia em Santa Maria (RS), onde 235 pessoas morreram.
Serviço
Denúncia de casas de show em situação irregular podem ser feitas para a Polícia.Ciops: 190
As denúncias também podem ser feitas para a Coordenadoria de Atividades Técnicas dos Bombeiros.Telefone: 3101 2223
O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário