Convênio irá beneficiar pequenos produtores ruraisO Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) e o Governo do Estado assinarão convênio com foco nos pequenos produtores
Objetivo do convênio é inserir o produtor familiar na cadeia produtiva, agregando valor à produção
O diretor geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Victor M. Villalobos, terá encontro amanhã com o governador Cid Gomes para fechar convênio com o Estado. O objetivo é para a concepção e execução de políticas, programas e projetos de desenvolvimento rural, com foco na formação de cadeias produtivas, que fazem parte do projeto São José III.
“É preciso inserir o produtor familiar na cadeia produtiva, gerar emprego e renda. A dificuldade para inserção nas cadeias é que os custos de transação são muito altos, precisamos baixar custos”. Os meios para essa inserção, como menciona o diretor, são a formação de cooperativas, investimento em tecnologia e capacitação.
Esses elementos garantem ao pequeno produtor meios de fazer o beneficiamento de sua produção, que terá maior qualidade e maior valor agregado, com possibilidades de reduzir o número de intermediários. O resultado é maior lucro a quem produz.
No Ceará, o IICA também veio buscar projetos que possam ser exportados para outros países: o modelo de cisternas será levado ao Haiti. “Eles vão aprender como fazer a cisterna”, diz Villalobos. Ele explica que o País usa cisternas, mas o objetivo é fazer com que as comunidades aprendam a fazê-las. Para ele, o Estado toca políticas de longo prazo de combate aos efeitos da seca e menciona o açude Castanhão. Como complemento, para garantir a segurança alimentar das populações do semiárido, ele vê como positivos programas como o Bolsa Família.
Além de convênio com o Governo do Estado, o IICA também mantém convênio com o município de Irauçuba, com trabalho de combate à desertificação. “Fechamos acordo com o Governo Federal, com os Estados e também com os municípios”, ele destaca.
Agenda
A agenda do IICA no Ceará começa hoje, com visitas às cidades de Barreiras e Pentecostes. Villalobos também se reunirá com o presidente interino do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Sérgio Ferraro, e com o diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Emerson Fernandes.
Ele também terá encontro com os reitores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
Encerrados compromissos no Ceará, Villalobos terá compromissos em Brasília, como encontro com o ministro da Integração, Fernando Bezerra. “Em Brasília, nós vamos tratar de questões de todos os Estados. Mas nós temos uma relação histórica com o Ceará de mais de vinte anos”, afirma o diretor.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Completando 70 anos de atuação, o IICA atua em 34 países da América. Seu trabalho é levar cooperação técnica, inovação e conhecimento especializado para desenvolvimento da agricultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário