Nutec lança máquina que produzirá óleo de vísceras de peixe: Projeto funcionará em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Nutec lança máquina que produzirá óleo de vísceras de peixe: Projeto funcionará em Pentecoste

Petrobras aposta no projeto e garante comprar toda a produção de óleo que vier a ser produzida no Ceará

REBECCA FONTES
Tarcísio Costa, coordenador do projeto Biopeixe, diz que a máquina tem capacidade para produzir 25 litros/hora de óleo beneficiado

A produção de pescado do Ceará, hoje, é estimada em 160 mil toneladas/mês, sendo que deste total 30 mil toneladas seriam apenas de tilápia criada em cativeiro nos açudes do Estado. Mas cerca de 10% do peso do pescado é composto por vísceras que atualmente são descartas mas poderiam estar sendo aproveitadas para a produção de biocombustível.

Para mudar esse quadro de desperdício, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), instituição vinculada à Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), lançou oficialmente, ontem, a Máquina Biopeixe, que irá converter 50% das vísceras em gordura para produção de óleo que, por sua vez, será transformado em biodiesel.

José Tarcísio Costa Filho, coordenador do projeto Biopeixe, diz que a máquina tem capacidade para produzir 25 litros/hora de óleo beneficiado que será encaminhado à usina de beneficiamento da Petrobras em Quixadá. “A Secretaria das Cidades, juntamente com Banco do Nordeste e Dnocs, pretendem disponibilizar o equipamento para os arranjos produtivos locais nas comunidades que fazem o beneficiamento da cultura da tilápia. Com isso, fechamos o ciclo da produção da tilápia”, diz Costa.

A Ekipar, empresa incubada do Nutec, irá produzir o equipamento. Segundo Assis Moura, da Ekipar, a empresa prevê para 2013 a confecção de 10 equipamentos. O desenvolvimento da tecnologia custou R$ 226 mil e da unidade sairá por R$ 72 mil.

Compra garantidaSilvano Cavalcante, gerente de Suprimentos da Petrobras no Nordeste, diz que na próxima semana a máquina será instalada na unidade da Petrobras em Pentecoste para testes de campo em escala real. “Após os testes, a Petrobras pretende formular um contrato para aquisição de todo o óleo de peixe produzido no Ceará”, afirma.

Camilo Diógenes, presidente da Associação Cearense de Aquicultores, diz que o Estado possui cerca de mil produtores de pescado e que a expectativa é fechar o ano com um aumento de 15% na produção. O volume só não é maior devido a estiagem e ao aumento no custo da ração, que levou muito produtores a reduzir sua produção ou abandonar a atividade.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Lindberg Gonçalves, presidente do Nutec, diz que a Secretaria de Pesca encaminhará ao Ministério da Pesca os resultados obtidos com o equipamento para que ele seja adotado no país, pois gera renda e beneficia o ambiente.

O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!