Criador de 'Os Trapalhões' morre aos 82 anos - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

domingo, 14 de outubro de 2012

Criador de 'Os Trapalhões' morre aos 82 anos


Ex-diretor da Globo e criador de “Os trapalhões”, Wilton Franco morreu aos 82 anos na manhã deste sábado, em Penha, cidade de Santa Catarina. Ele teve um princípio de AVC em casa e foi levado para o Hospital Nossa Senhora da Penha. A caminho da unidade, sofreu uma parada cardíaca e faleceu ainda na ambulância, por volta das 10h30m.
O velório começou às 17h deste sábado, na capela mortuária da Penha, que fica no cemitério da Penha. A partir das 9h deste domingo, o corpo de Franco vai ser cremado em Balneário Camboriú, no Crematório Vaticano.
Nascido em Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro, Franco trabalhou nos últimos dez anos como assessor artístico e conselheiro de Alex Murad, filho de Beto Carrero, que cuida das empresas da família. Maurício Sherman, diretor-geral do “Zorra total”, conheceu Wilton na década de 50, na Rádio Tupi. Sherman vinha do teatro e Franco estava iniciando a carreira como locutor e ator de rádionovelas.
- Ele era um rapaz brilhante e logo se tornou uma estrela do rádio. Fazia tudo: era apresentador, animador de auditório, locutor - lembra Sherman, que, posteriormente, trabalhou com Franco nas TVs Tupi e Excelsior.
Nos anos 70, quando foi dedicar-se ao lançamento da novela “Jerônimo - o herói do sertão”, exibida pela TV Tupi, Sherman entregou a direção do programa de Flávio Cavalvanti para Franco.
- A última vez que nos falamos foi há cerca de um ano, quando conversamos sobre um show no parque do Beto Carreiro - lembra Sherman. - Mais do que uma figura importante na história da TV, Wilton foi um companheiro de longa jornada. Estou muito triste com sua morte.
Já a história com “Os trapalhões” começou em 1966, quando Franco, um dos diretores da TV Excelsior na época, teve a ideia de criar o humorístico “Adoráveis trapalhões”, com Renato Aragão no elenco. Depois de passar para a TV Record com o nome de “Os insociáveis”, a atração estreou na TV Tupi com o título pelo qual ficaria conhecida até hoje. Em março de 1977, o programa chegou à TV Globo já com os personagens Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Em 1988, voltou a ser dirigido por Wilton Franco, que comandou o grupo até 1992.
Ele criou ainda “Essa gente inocente”, atração exibida no início dos anos 1960 na TV Excelsior, e “O povo na TV”, que foi ao ar pela TVS, primeira emissora de Silvio Santos, já na década de 80.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!