Uma campanha nacional será realizada em todo o país entre os dias 18 e 24
Nesta terça-feira (14), o Ministério da Saúde anunciou, a inclusão de duas novas vacinas no calendário oficial, para crianças com até 5 anos de idade.
As duas novas doses são a pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras doenças bacterianas, e hepatite B) – que era oferecida em duas vacinas separadas e a inativada contra poliomielite, que não conterá mais o vírus "vivo" e passará a ser aplicada também por meio de injeção, não apenas por gotinhas.
Uma das vantagens da vacina injetável contra a pólio é que ela acaba com o risco de uma paralisia infantil causada como consequência da dose oral. Esse efeito colateral, porém, é raro, de um caso em quatro milhões.
O vírus da paralisia infantil ainda circula em 25 países. O Brasil vai usar simultaneamente as duas vacinas (oral e injetável), aproveitando as vantagens de cada uma para manter o país livre da poliomielite. A VIP injetável será aplicada aos 2 e aos 4 meses de idade, e a vacina oral será usada nos reforços, aos 6 e aos 15 meses de idade.
Por: Aniele Gurgel
Nenhum comentário:
Postar um comentário