Fiscalização do TCM em Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 10 de março de 2012

Fiscalização do TCM em Pentecoste

TCM decidiu priorizar municípios nos quais os atuais prefeitos não têm mais direito a disputar um novo mandato consecutivo. Neles, a provável derrota de um aliado pode determinar ações lesivas ao patrimônio público

Esses prefeitos acham que já que vão deixar a administração podem acabar com o que é público...vamos atuar diretamente contra isso

Ano eleitoral é mesmo peculiar. Os ânimos se alteram e o desejo de alguns prefeitos de permanecer no poder a qualquer custo ou de tentar atrapalhar os passos do futuro gestor podem trazer prejuízos à população. Diante do problema, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) promete atuar, com mais força esse ano, no combate ao desmonte em prefeituras do Estado.

A partir de amanhã, dez equipes, compostas por 80 técnicos do Tribunal, começam a visitar e a fiscalizar de maneira especial as contas dos municípios cearenses. A expectativa é de que os cofres de todas as 184 cidades sejam vistoriados. As primeiras prefeituras a serem visitadas serão as de Crato, Maracanaú, Pentecoste e Uruburetama, já nesta semana.

Para definir a ordem dos municípios a serem fiscalizados, o TCM seguirá uma matriz de riscos, baseada em critérios como reeleição de prefeitos, volume de recursos que o município dispõe e existência de denúncias contra a administração.

A principal novidade é que, em 2012, por se tratar de um ano eleitoral, o TCM vai priorizar as fiscalizações nos municípios em que os prefeitos não podem mais se reeleger.

Segundo o presidente do Tribunal, Manoel Veras, “durante os anos de eleições, foram registradas muitas denúncias, principalmente a partir do segundo semestre, de desmontes nas administrações municipais, especialmente naqueles casos em que o prefeito não pode se reeleger” ou não consegue eleger o seu sucessor.

“Esses prefeitos acham que já que vão deixar a administração podem acabar com o que é público”, explica Veras. “Mas, vamos atuar diretamente contra isso, tentando evitar os desmontes, com ações de fiscalização e de prevenção já no início deste ano”, garante.

É tanto que as visitas terão foco nos levantamentos patrimonial e financeiro, no endividamento dos municípios, no possível atraso de pagamentos de servidores e nas obras que podem ser iniciadas e não concluídas.

Além do critério de reeleição dos prefeitos, o Tribunal também vai priorizar a visita aos municípios que dispõem de grandes volumes de recursos. “Porque nessas cidades os prejuízos que podem advir são maiores”, detalha o presidente.

De acordo com ele, em casos de denúncias com procedência, o TCM realizará, ainda, fiscalizações extraordinárias nessas prefeituras, podendo visitar um município mais de uma vez.

Passadas as eleições e conhecidos os resultados do pleito, a Corte vai intensificar as fiscalizações nos municípios com maior possibilidade de ocorrência de desmonte.

Celeridade

Durante as visitas, técnicos do TCM vão elaborar documentos, relatando a situação dos municípios. Neste ano, como a intenção é de que a produção do material ocorra com maior celeridade, os servidores contarão com notebooks, que serão utilizados para consolidação do relatório já no final da visita.

Isso tornará mais rápido o processo de pedido de tomadas de contas especiais dos municípios em que forem constatadas irregularidades graves como ausência de licitações ou desvio ou superfaturamento de recursos.

Com o intuito de orientar os prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais quanto às visitas do TCM e tratar de eleições, o Tribunal vai reunir os gestores no próximo dia 26. Na pauta da reunião constam apresentação de capacitações que serão desenvolvidas ao longo do ano e a orientação dos gestores quanto ao período de transição dos cargos públicos.

Fonte O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!