II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA MULHER EM SÃO GONÇALO - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA MULHER EM SÃO GONÇALO

A construção da plena cidadania
Realizada em São Gonçalo na sede da Casa da Cidadania, a III Conferência Municipal da Mulher obteve um público de aproximadamente 80 pessoas, bem acima da meta estabelecida, que era de 50. Constando, quase em sua totalidade de mulheres, o evento contou com a participação de funcionárias públicas, estudantes, estagiárias, membros da sociedade civil, donas de casa e demais interessadas. O objetivo do evento foi alcançado com sucesso, formular propostas de políticas públicas para as mulheres e partir daí levá-las ao encontro estadual. Um outro objetivo e não menos importante também foi pincelado, a proposição de uma sensibilização da classe à luta pelos seus direitos.
A conferência que teve como tema “A construção da plena cidadania para mulheres de São Gonçalo” teve em seu começo uma apresentação de dança do Grupo de incentivo as artes que lembrou o saudoso Luís Gonzaga. Grupo este, composto essencialmente por mulheres na melhor idade. Em seguida, a abertura do debate contou com a presença do Secretário de Ação Social, Marcelo Teles, que destacou o trabalho realizado e se comprometeu em dar sequência aos projetos que acredita ser da maior relevância e pediu que as entidades continuem se fortalecendo.
Após as palavras iniciais da coordenadora da Casa da Cidadania, Maria Helenilsa Matos, que promoveu um momento de interação com a assembleia, inclusive fazendo com todos cantassem a música tema, “Mulher brasileira” seguiu a apresentação da Assistente Social, Ana Campelo, que enfatizou os direitos humanos para as mulheres. O público presente ficou empolgado com a discussão que também englobou assuntos como assédio, submissão e violência.
A última parte da conferencia se deu com a formação dos grupos que discutiram os eixos “inserção da mulher no mercado de trabalho”, “participação feminina na construção da democracia” e “enfretamento da violência à mulher”. Com essa temática foram formuladas, entre outras, diversas propostas para a mulher como: fortalecimento dos programas de saúde pública, programas de proteção a mulher vítimas de violência, promoção de capacitação profissional específica para mão-de-obra feminina e criação de espaços para crianças com tempo integral.
Contudo, o evento deixou antes de tudo uma bela mensagem a todas as participantes, e a população de nosso município que acompanhava ao vivo a transmissão pela rádio local, de que "A natureza feminina é complexa e rica, é mãe natureza, é mulher fortaleza."
Andréa Soares
Conselho Municipal de Educação
São Gonçalo Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!