O que fizeram com o nosso açude? - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O que fizeram com o nosso açude?

Os açudes são construções muito comuns no Nordeste brasileiro, dada suas condições climáticas. O Ceará destaca-se com os açudes de: Castanhão, Orós, Arrojado Lisboa, General Sampaio e Pentecoste.

Este último, nos documentos oficiais, está registrado como Açude Pereira de Miranda, também conhecido como Açude de Pentecoste. Para os moradores mais antigos, Açude da Raposa; para a maioria dos moradores da cidade, simplesmente “O Açude”.

Não preciso forçar muito a memória para me lembrar da época em que, com um grupo de colegas, passávamos os domingos inteiros no açude: passeios de canoa, saltos da galeria, pescaria, futebol, dentre muitas outras aventuras que fizeram parte da minha infância. 

Voltávamos pra casa com as costas cinzentas, dedos engelhados e olhos avermelhados de tanto nadar, mergulhar e disputar certas distâncias correndo na parede do açude. Nessa época, era bem expressiva a quantidade de turistas, principalmente, quando o açude estava sangrando. Lembro-me também do Circuito das águas e suas competições de Jet Ski, futebol, vôlei de duplas, minimaratona, natação, corrida de canoa, atletismo e pesca embarcada.

Lamento que esse mesmo açude passe por uma situação precária atualmente. O reservatório está numa situação crítica e isso é bem perceptível a olho (e nariz) nu. As águas estão com uma tonalidade esverdeada muito forte e com uma densidade muito grossa. Logo ao chegar à parede do açude o visitante sente um odor insuportável que é exalado pelas águas.

Fiquei muito triste com o fato e, principalmente, por saber que esses são indícios de um elevado nível de degradação ambiental, oriundo de diversas fontes. É importante ressaltar que a população do município utiliza essa água em suas atividades diárias, que vão desde uma lavagem de roupa ao preparo de suas refeições.

Concluo, pensado que a resolução para os problemas de degradação tem várias medidas: legais, sociais, econômicas, ambientais e, sobretudo, educativas. Gostaria de puder olhar pro açude com orgulho outra vez, pois dependemos dele para a nossa sobrevivência e ele me traz uma saudade doída dos tempos de minha infância.


*Professor de Língua Portuguesa e Espanhola do IFCE
  Mestrando em Linguística (PPGL/UFC)


Fonte:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!