O titular da SSPDS nega que câmeras das viaturas do Ronda invadam a privacidade dos militares.
Por: Márcio Dornelles
Dois policiais militares do programa Ronda do Quarteirão foram flagrados dormindo no interior de uma viatura. O fato, ocorrido nas últimas semanas, foi captado pela câmera interna de vigilância do veículo Hilux e trouxe à tona a necessidade de controle da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
Ao todo, são quatro câmeras. Uma na parte frontal, outra na traseira, a terceira dentro do carro e a última no xadrez, para evitar denúncias de presos sobre agressões de policiais. Em Fortaleza, segundo o coordenador do Ronda do Quarteirão, coronel Werisleik Pontes, são 106 carros circulando.
O Ceará Agora teve acesso ao setor de videomonitoramento, onde trabalham atualmente apenas três profissionais para fiscalizar todos os carros. A idéia é aumentar a equipe em breve. As imagens chegam em tempo real e os operadores podem visualizar qualquer uma das quatro câmeras, inclusive com a possibilidade de ouvir a conversa dos policiais.
Ao lado também existe um setor maior, que monitora a área de atuação de cada Hilux, tempo de permanência em determinado local, e caso seja identificada alguma irregularidade, os funcionários entram em contato com os policiais.
Mas policiais do programa da Polícia Militar reclamam que a vigilância da pasta viola os direitos constitucionais de privacidade. O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, nega que seja um excesso de controle e afirma que a reclamação “não tem cabimento”. “Meu Deus do céu! O homem deixa de trabalhar, vai dormir, de uma forma irresponsável e vem alegar privacidade dentro de uma viatura pública. Não tem cabimento essa alegação”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário