Os pronunciamentos dos deputados estão sendo mais fortes na cobrança de ajuda oficial às vítimas cearenses
A situação da seca verde no Estado é grave conforme apontam alguns deputados. Ontem, durante a sessão da Assembleia, os deputados Cirilo Pimenta (PSDB) e Rachel Marques (PT) pediram a decretação de estado de emergência no Ceará. "A perda da safra é um fato. Existe muitas famílias em situação difícil. Precisamos de medidas de emergências para amenizar a situação", destacou Rachel Marques.
De acordo com a parlamentar, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce) apresentou um laudo sobre a situação da seca verde no Estado, reconhecendo o estado de emergência. Contudo, Rachel Marques aponta ser necessária a avaliação, por parte da Procuradoria do Estado, para que a situação de emergência seja decretada.
Caso isso ocorra, a deputada atesta que benefícios podem chegar às famílias através do crédito emergencial que permite por exemplo, maiores facilidades para que o homem do campo possa garantia durante um período, forragem suficiente para seu rebanho.
Perda
A deputada ainda pondera que é necessário agilidade na disponibilização da liberação dos recursos do Programa Garantia Safra. "A segurança alimentar está comprometida, a questão da pecuária em relação a forragem suficiente para o rebanho também está comprometida. Quero pedir urgência, agilidade na decretação de emergência para o Estado do Ceará" .
O deputado Cirilo Pimenta (PSDB), também concorda com a necessidade de o Estado decretar, o mais rápido possível, estado de emergência para que o Governo Federal antecipe o pagamento do Seguro Safra, previsto apenas para o vindouro mês de agosto.
De acordo com o tucano, o Estado não passa por uma seca tão devastadora desde 1958, deixando claro que em grande parte do Interior cearense a população já sofre com a falta do arroz e feijão.
Segundo o deputado Fernando Hugo (PSDB), o município de Capistrano, no Maciço de Baturité, já decretou estado de emergência, pois a população faminta pede por socorro. "A situação é calamitosa não só na fome do sertanejo, mas nas dificuldades que têm os senhores prefeitos em conter o avanço da fome e em conter as populações que buscam as portas das prefeituras e das secretarias", disse.
Fernando Hugo analisa que a enchente ocorrida no Estado no ano passado agravou. "A Situação é tão mais grave no Ceará devido a sequência de pouquíssima produção por dois anos seguidos, por conta da enchente do ano passado e a seca que se instala este ano", avaliou.
O deputado João Jaime (PSDB) pondera que enquanto os reservatórios de água do Estado estão cheios. O deputado Osmar Baquit (PSDB) assegura que o Ceará tem poços com boa vazão e água de qualidade, argumentando que é necessário fazer um levantamento desses poços e desse modo, providenciar a distribuição de água.
Fonte Diário do Nordeste
o cirilo deveria e de se preocupar com o ficha limpa pois o povo de QUIXERAMOBIM já cansou de tanta mentiras e desvios de seu mandato
ResponderExcluir