Cagece inicia obra de novo sistema de abastecimento de água no Ceará - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Cagece inicia obra de novo sistema de abastecimento de água no Ceará

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) iniciou nesta terça-feira (16) a obra de implantação do sistema Taquarão, que irá armazenar e distribuir água para a Região metropolitana de Fortaleza.
Com investimento de R$ 148 milhões, o sistema deve garantir a segurança hídrica que vai beneficiar, a longo prazo, o abastecimento de água para a zona oeste de Fortaleza, Caucaia, Maranguape e Maracanaú.
De acordo com o Governo do Estado, o Taquarão vai possibilitar o abastecimento para a região atendida pela Estação de Tratamento de Água Oeste (ETA Oeste). Além do reservatório, a obra contempla três adutoras: duas para fazer a interligação entre a estação de tratamento e o Taquarão; e a terceira que fará a interligação entre as duas estações (Gavião e Oeste).

O reservatório será construído na serra da Taquara, em Caucaia, e terá capacidade para reservar um volume equivalente a 40.000 m³ de água, que garantirá maior segurança e equilíbrio durante a distribuição, além de elevar a capacidade de reservação de água tratada distribuída. A previsão é que a obra seja concluída em 30 meses.
Estiagem e baixo nível dos açudes
A quantidade de água nos açudes do Ceará caiu para 12%, em média, segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 153 açudes monitorados pelo órgão, 122 têm menos de 30% da capacidade máxima, e apenas dois têm mais de 90%.
O açude Castanhão, que abastece a Grande Fortaleza, chegou a pior nível desde que foi construído: 8,33%. A causa do baixo volume são os cinco seguidos de chuvas abaixo da média. Em 2016, as chuvas no primeiro semestre ficaram 25% abaixo da média histórica no Ceará, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!