Movimento Pentecoste Olha pra Frente mostra estudo e divulga programação - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Movimento Pentecoste Olha pra Frente mostra estudo e divulga programação


Pentecoste tem a maior concentração de renda entre 12 municípios da região do Vale do Curu e entorno, com índice Gini de 0,56 (escala de 0 a 1) e a menor taxa de crescimento entre os municípios analisados. Estas são duas das revelações do estudo Conjuntura Socioeconômica de Pentecoste e Região, elaborado pelo economista e consultor em gestão pública, Sérgio Buarque, e apresentado numa palestra, realizada nesta sexta feira (29), no auditório do Centro de Pesquisa.
O primeiro encontro do ciclo de debates do movimento Pentecoste Olha pra Frente teve como mediador o sociólogo e professor Tony Ramos Ribeiro. Também compôs a mesa a engenheira do DNOCS, Inês Nobre. O encontro atraiu vereadores, lideranças políticas, professores e cidadãos comuns da sede e da zona rural de Pentecoste. Os participantes reconheceram a importância da discussão trazida pelo movimento e fizeram perguntas, que constarão de uma publicação.
O movimento Pentecoste Olha pra Frente divulgou a lista de temas que estarão em discussão nos próximos meses. O próximo encontro será dia 12/2, como o economista e ex-presidente do banco do Nordeste, Roberto Smith, falando sobre Pentecoste e o Porto do Pecém: perspectivas de emprego e renda. A palestra será numa sexta, no mesmo local, em data a ser divulgada pelo movimento.
Outros dados
Sérgio Buarque mostrou dados positivos de Pentecoste, destacando avanços no índices da educação básica, na área ampliação do rebanho e da área colhida, nos últimos anos, “mesmo em situação de seca”. Ele mostrou que, na economia, o município tem o sexto maior PIB, entre os analisados. Mas, na área social, ainda apresenta mortalidade infantil de 20,4/1 mil e analfabetismo de 31,5%.
Outros dados que impressionaram o economista foram as taxas de extrema pobreza (pessoas vivendo em situação de miséria) de 25,4% da população e de homicídios, de 44,9/100 mil. “Este é o pior resultado entre os municípios observados e o sexto maior índice de homicídios de todo o estado”, explicou Buarque, lembrando que os dados são de 2013. “Espero que esteja diminuindo”, ponderou, “porque são números muito altos”.

Enviado pelo Jornalista Alberto Perdigão

Um comentário:

  1. Meus amigos, me perdoem, mas essa taxa de analfabetismo divulgada nessa pesquisa é equivocada, inaceitável. Não sei acerca da fonte,e minha intenção não é desmerecer ou desqualificar este ou aquele que fizeram o estudo, porém, essa taxa de 31,5% de analfabetismo em Pentecoste é irreal, incoerente, senão "doida", uma vez que está mais de 100% acima da taxa do Estado do Ceará e a da Região Nordeste.
    De acordo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),as taxas de analfabetismo do Estado do Ceará e Região Nordeste são respectivamente 15,85% e 16,6%.
    Alguém explicar essa pesquisa?

    ResponderExcluir

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!