O Carnaval e suas lições - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

sábado, 21 de fevereiro de 2015

O Carnaval e suas lições

Por Daniel do Zé Gomes
Vereador Daniel do Zé Gomes

Carnaval 2015 passou e agora podemos refletir sobre o tema. A antes badalada festa foi marcada nesse ano pela mais absoluta e total tranquilidade. Agradou alguns, desagradou a outros, como tudo na vida. Evidente mesmo apenas a falta de uma palavra no pré e durante festa: DIÁLOGO. 


Acreditamos e defendemos que uma democracia se constrói e se reafirma dia após dia com a conversa, com o diálogo, onde reine antes de tudo o bom senso. Como tudo, temos o lado negativo e lado positivo. Negativamente pesam a questão da estiagem que castiga nossa cidade há pelo menos três anos, além da segurança pública que é sempre um item problemático. 

A não realização da festa em muitos municípios não foi o suficiente para frear a violência, pois segundo estatísticas (SSPDS-CE) terminamos o carnaval com 7% a mais de homicídios em relação ao ano passado. Positivamente a festa representa uma oportunidade de lazer, e também uma forma de geração de emprego e renda movimentando o já sacrificado comércio local. Seria possível construir um modelo de organização em que fossem acomodados e respeitados os interesses daqueles que cercam o Carnaval? 

Acreditamos que SIM. É onde aparece a figura do poder público, não aquele que decide monocraticamente se permite ou não uma determinada coisa, não aquele em que seus representantes abandonam a cidade em busca de folia em outras praças, mas aquele que dialoga, que regula, que ouve, que constrói com os setores envolvidos uma proposta viável de festa, de intervenção ou de política pública. Digno de registro foram o sossego e a tranquilidade observados, o baixo número de ocorrências policiais e o ostensivo trabalho de repressão à poluição sonora. 

Digno de esquecimento foram as palavras pesadas dirigidas aqueles que curtem o som automotivo, e principalmente o tratamento equivocado, pejorativo e deprimente com nossos comerciantes, aqueles mesmos que geram oportunidades de emprego e geram divisas ao município pelo recolhimento de impostos e tributos. Que fiquem as lições, positivas e negativas, da festa. Mas que acima de tudo elas se transformem em algo concreto e que possa gerar mudanças na atitude de todos os atores envolvidos, sejam eles poder público, comércio, sociedade. 

Saudações cordiais, Vereador Daniel do Zé Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!