Mandalas garantem produção sustentável para agricultores de assentamento de Pentecoste - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Mandalas garantem produção sustentável para agricultores de assentamento de Pentecoste

No assentamento Barra do Leme, localizado no interior do município de Pentecoste, em meio a vegetação seca da caatinga, a agricultura familiar exerce papel fundamental na economia da comunidade. 

O agricultor Antônio José, que saiu do conforto urbano para trabalhar no campo, por amor à natureza, por meio de orientações técnicas, investiu na criação de frangos. 

Além da criação de pequenos animais, algumas famílias sobrevivem do sistema agrícola mandala, que é um técnica de cultivo circular de baixo custo que facilita a produção de alimentos. O formato da horta é diferente da convencional, os canteiros são em círculos e irrigados por um poço localizado no centro dos anéis.

Antônio conta que para a irrigação da horta fez um sistema de aspersão com fio comum de cadeira de balanço e palitos de pirulitos. "Além de economizar dinheiro, a criação é simples e eficiente".

Segundo a agricultora Liduína Ramos, que também trabalha na mandala, a variedade de produtos oriundos do cultivo faz parte da alimentação da família.

Parte da produção das aves, verduras e legumes é fornecida para alimentação de estudantes da rede pública de ensino, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O PAA é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Já o PNAE, oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Confira o vídeo:

Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!