Cães abandonados em Pentecoste são tão vítimas quanto os humanos - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Cães abandonados em Pentecoste são tão vítimas quanto os humanos

O cão é o melhor amigo do homem. O fato é milenar, mas há exceções. Os animais de rua vivem em locais públicos à mercê de restos de comida. Eles se reproduzem, e adoecem pela falta de cuidados.

Na noite desta quarta-feira, 31 de maio, enquanto faltava energia em alguns bairros do Centro de Pentecoste, ocorreram dois acidentes envolvendo animais. Em um dos casos, devido a rua estar escura, um motoqueiro atropelou um cachorro. O cão agonizou por alguns minutos, e foi retirado da rua depois de morto. No segundo caso, nas proximidades do Mercado Público, um homem caiu da bicicleta após ser perseguido por alguns cães.

A infecção

A transmissão do calazar ocorre com a picada do mosquito-palha, que introduz na circulação sanguínea do homem ou do animal um protozoário. A transmissão do parasita ocorre apenas por meio da picada do mosquito fêmea infectado, não podendo ser transmitida de pessoa para pessoa. O mosquito transmissor é um inseto bem pequeno que costuma se reproduzir em locais com muita matéria orgânica em decomposição, como lixeiras e depósitos de lixo.

O calazar em cães é uma doença grave, de curso lento e crônico. No caso da infecção em humanos, normalmente os mosquitos "selecionam" pessoas com a imunidade mais fraca, como crianças, idosos e doentes.

Uma ação pública

De acordo com informações da equipe de Endemias, setor responsável pela situação, é necessária uma ação de força-tarefa da carrocinha estadual para intervir ao problema. O trabalho poderá acontecer nas próximas semanas.

Embora o Centro de Endemias e Zoonoses do município possua espaço, não há estrutura para manter os bichos presos, principalmente pela falta de recursos para alimentar os animais.

Animais serão recolhidos para a realização de exames, caso os resultados sejam positivos, o animal com doença terminal poderá ser sacrificado. Mas para que faça-se eutanásia, vários procedimentos legais precisam ser elaborados, pois sem isso, o ato configura-se crime.

"Embora vários cães abandonados apresentem problemas de pele, nem todos estão com calazar", destacou um agente de endemias. 

Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!