Entrevista esclarecedora com o novo Secretário de Meio Ambiente de Pentecoste, Daniel Gomes da Silva - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE

Últimas Notícias

Publicidade

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!

Economia

Anuncie aqui!!!

Legnas Criações

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Entrevista esclarecedora com o novo Secretário de Meio Ambiente de Pentecoste, Daniel Gomes da Silva

Na manhã desta segunda feira, 09 de janeiro, entrevistamos o novo Secretário do Meio Ambiente de Pentecoste, Daniel Gomes da Silva.  

Confira a seguir os principais pontos abordados pelo secretário:

"A gente tem tido uma preocupação muito grande, em relação a essa questão da água e do abastecimento humano, tanto no que diz respeito à questão da disponibilidade, mas também como a da qualidade. Ao longo do tempo temos percebido que a qualidade da água tem se deteriorado muito, até pela questão da escassez. Mas a escassez não é motivo plausível para que a água seja ofertada de qualquer forma, uma água que não tenha pelo menos os padrões mínimos de qualidade", concluiu o secretário, se referindo a ineficácia que tem sido o tratamento da água, que é feito e vendida pela CAGECE, para os moradores de Pentecoste. 

"Nós provocamos a CAGECE, estivemos lá na última quinta-feira, discutimos com três técnicos, inclusive com o gerente da unidade da bacia de Itapipoca, na qual Pentecoste faz parte. Tivemos a oportunidade de discutir uma série de pontos, desde de uma preocupação nossa com o nível do nosso açude Pereira de Miranda, que hoje tem apenas 0.13% da sua capacidade; também discutimos a possibilidade de perfuração de poços profundos, para melhorar a qualidade da água, porque a tendência é piorar, conforme a água vai diminuindo", alertou o secretário.

Atualmente o distrito Serrota está passando por uma situação delicada, no que se refere ao abastecimento de água, alguns das pautas da comunidade foram discutidas: "também foram abordadas algumas demandas do distrito de Serrota, que foi colocada a cobrança de três boletos de pagamento em um mês só, referente ao mês de julho e agosto, quando já havia orientação da própria companhia dizendo que não consumisse a água e que os consumidores não iriam pagar. O abastecimento da comunidade está sendo feito por apenas um poço profundo; foram perfurados mais três, só que os três não estão operando - alguns pela contaminação com o ferro e outros por dificuldades relacionadas a questão da implantação de canos e da adutora, para chegar até à estação de tratamento." O próprio afirma ter saído otimista, da reunião.

Segundo Daniel Gomes, na última sexta-feira, 06 de janeiro, Pentecoste recebeu uma empresa, que veio com o objetivo de fazer estudos geofísico e geológico, para a perfuração de poços, no município. A empresa permanece na cidade e está estudando os locais apropriados para a perfuração dos poços, que é uma solução temporária na melhoria da água ofertada, tanto em quantidade quanto em qualidade, para a população. Caso os poços não funcionem e não haja um bom inverno, a utilização de adutoras de engate rápido será a única saída para enfrentar a estiagem, em Pentecoste.

Daniel Gomes, também mostra como vai atuar em seu cargo de secretário:" todas as medidas que estiver ao nosso alcance, e as medidas necessárias para a gente coibir e preservar a qualidade da água; preservar a saúde ambiental de nossa população, nós vamos desenvolver. É um desafio muito grande, até porque, vezes as pessoas não tem a preocupação com questões ambientais. A estiagem que assola o Ceará, não acontece à toa."

O mesmo conclui a entrevista afirmando que é necessário parcerias para a realização de um trabalho proveitoso e de qualidade: nós, Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Prefeitura Municipal de Pentecoste; população de Pentecoste; a imprensa; nós sejamos parceiros nas grandes lutas em prol do nosso município, principalmente no que diz respeito a melhoria dos serviços públicos e na qualidade de vida da população. A Secretaria de Meio Ambiente está de portas abertas, estamos aqui para executar um trabalho sério, com muita força de vontade e muita garra, apesar das dificuldades que nós encontramos e vamos encontrar nesse caminho, estamos preparados para isso e precisamos fazer esse enfrentamento e buscar soluções, acima de tudo, ofertar mais respeito à população".

Confira a seguir a entrevista completa, com mais detalhes e mais explicações:

Por: André Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Anuncie aqui!!!